Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: 30 anos do SUS, PlanificaSUS e Hospital do Câncer de Londrina


Foto Gilson Abreu
Foto Gilson Abreu

30 anos do SUS

O secretário Beto Preto (Saúde) lembrou os 30 anos da regulamentação do SUS: “O Sistema Único de Saúde representa uma grande conquista pública do país. O SUS realiza desde o simples atendimento para aferição da pressão arterial até as mais complexas cirurgias, como de transplante de órgãos, onde o Paraná se destaca como o Estado que mais realiza esse tipo de procedimento”.

 

***Planifica SUS

Beto Preto lembrou ainda que a atenção integral à saúde é uma das premissas do sistema e que, seguindo essa meta, a Secretaria de Saúde desenvolve um projeto pioneiro direcionado ao idoso, que está sendo implantado no município de Irati. Trata-se do PlanificaSUS, “um projeto que exemplifica a essência do SUS, envolvendo todas as esferas de governo, entidades e a iniciativa privada”, explicou Beto Preto.

 

Dramático

O Hospital do Câncer de Londrina, o segundo melhor hospital oncológico do Paraná e o décimo em tratamento e apoio a pacientes de câncer do Brasil, passa por um dos momentos mais dramáticos desde sua criação em 1968. O hospital, mantido por uma entidade filantrópica, perdeu  40% das receitas na pandemia. Por esta razão, a direção está fazendo uma campanha de doação para ajudar o Hospital do Câncer a continuar oferecendo atendimento.

 

MDB

Com a candidato a prefeito de Curitiba, João Arruda repassou a presidência estadual do MDB ao vice-presidente deputado Anibelli Neto. Anibelinho vai traçar um plano de ação em apoio a todos os candidatos do MDB às prefeituras.

 

***Recorde

O número de candidatos a prefeito de Maringá nas eleições deste ano será histórico. São 13 candidatos confirmados nas convenções municipais. O mistério ainda é o vice da Coronel Audilene, do PP, o primeiro partido a escolher seus candidatos. O partido teria convidado Marco Meger para a vice da coronel, e, se confirmar, será a segunda vez que Meger disputa a prefeitura como vice.

 

Paranhos

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), candidato a reeleição este ano, conseguiu garantir o apoio de nove partidos, que vão desde o PSD do governador Ratinho Júnior ao MDB da oposição. Também tem o apoio do Republicanos, que indicou o vice Renato Silva, PTB, Podemos, PL, Cidadania, PSB e PV. Paranhos terá apoio de 245 candidatos a vereador.

 

Pedágio

A bancada paranaense do Congresso Nacional (30 deputados federais e três senadores) encaminhou ao ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) ofício em que defende o modelo de menor tarifa no pedágio em vez do modelo híbrido (menor tarifa relativo com maior outorga). Os atuais contratos de pedágio vencem em novembro de 2021, mas as discussões e as negociações sobre as novas concessões seguem a todo vapor.

 

Chapa pura

O deputado Delegado Francischini (PSL), candidato a prefeito de Curitiba, definiu a cirurgiã-dentista e major da Polícia Militar Letícia Chun Pei Pan (PSL) como sua candidata a vice. Francischini é delegado da Polícia Federal, portanto, uma chapa-pura policial para a Prefeitura de Curitiba.