Opinião

Coluna ADI: Ministro, urgente!, Calamidade pública, Canziani na Educação

Coluna ADI: Ministro, urgente!, Calamidade pública, Canziani na Educação

Canziani na Educação

O ex-deputado Alex Canziani, presidente do PTB do Paraná, é atualmente o nome mais indicado para o Ministério da Educação. Canziani, pai da deputada Luisa Canziani (PTB-PR), deve ir a Brasília nos próximos dias.

Ministro, urgente!

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) está preocupado com a demora na escolha do novo ministro da Educação e pediu ao presidente Jair Bolsonaro providência imediata nesse sentido. “É preciso, com urgência, que se nomeie um competente ministro da Educação. Nossa juventude já não pode esperar mais para que esse ministério volte a funcionar”, disse.

Disque-denúncia

O projeto de lei que proíbe uso e comercialização do cerol foi aprovado em redação final na Assembleia Legislativa. As denúncias de infração podem ser feitas por meio de canais já existentes, como o disque-denúncia 181. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirma que o canal vai aceitar “toda denúncia anônima de uso, fabricação ou comercialização de cerol e linha chilena”. O projeto seguiu para a sanção do governador Ratinho Júnior.

Calamidade pública

O Paraná já tem 315 cidades (79% dos 399 municípios do Estado) em situação de emergência em virtude dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. Nesta semana deputados reconheceram o estado de calamidade pública em Guairaçá e Nova Esperança.

Referência regional

O Hospital Universitário de Londrina amplia a estrutura de leitos para fortalecer o atendimento regional. No próximo dia 20 de julho, com a entrega de novos leitos, o HU terá mais 30 leitos de UTI adulto e 12 leitos de UTI pediátrica para a covid, além de mais 42 leitos de enfermaria.

Desoneração da folha

A prorrogação da desoneração da folha até dezembro de 2021 pode salvar de 500 mil até 1 milhão de empregos. A extensão do benefício às empresas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro na MP que permite reduzir jornada de trabalho e salário em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Maior do mundo

A cidade da Lapa terá em breve a maior usina de biodiesel do mundo. O prefeito Paulo Furiati (MDB) confirmou a ampliação da usina após conversa com o diretor da Potencial Petróleo, Arnoldo Hamerschimidt. A empresa está investindo R$ 300 milhões para fazer da usina a maior em capacidade instalada do País, com média de 900 milhões de litros. Serão mais 120 empregos diretos e deve aumentar em 30% o PIB da cidade.

Flexibiliza, já!

Os deputados Cobra Repórter (PSD), Tercílio Turini (PSB) e Tiago Amaral (PSB) se reuniram com o governador Ratinho Junior e pediram a flexibilização da quarentena que determinou a suspensão de atividades não essenciais em algumas regionais de saúde por 14 dias, incluindo a 17ª regional de Londrina e a 18ª de Cornélio Procópio. Também apresentaram uma proposta para que a determinação de fechamento fosse por município, em caso do aumento do número de confirmações e mortes.

Referência

União da Vitória é referência na cura da covid-19. A cidade registrou mais de 100 casos da doença e nenhum paciente precisou ser internado em UTI. Todos receberam um kit-vida da prefeitura, que inclui a cloroquina como medicamento.