Opinião

Coluna ADI: Melhor político, Avança no Sul, Lava Jato

Coluna ADI: Melhor político, Avança no Sul, Lava Jato

Melhor político

O senador Oriovisto Guimarães (Pode) recebeu o voto de melhor político do Congresso Nacional. Segundo o portal Ranking dos Políticos, a pontuação dos políticos é definida de acordo com os dados obtidos sobre gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais. “Fechei o primeiro semestre de 2020 como o melhor político no portal Ranking dos Políticos. Só posso agradecer pelo reconhecimento e dizer que vou continuar trabalhando muito e lutando por bandeiras, como: o fim da corrupção e dos privilégios concedidos no poder público”, disse.

Premiação

O deputado Aliel Machado (PSB) foi indicado para concorrer ao Prêmio Congresso em Foco, avaliação referente do trabalho parlamentar. Este ano concorrem ao prêmio os parlamentares que se destacam por ações pela educação. Na edição anterior, Aliel foi escolhido pelos jornalistas como o melhor deputado federal do Paraná. Só podem ser votados os congressistas ficha-limpa, que não são alvos de investigação.

CPMF

A nova CPMF voltou aos holofotes. O vice-presidente Hamilton Mourão voltou a defender a retomada do debate sobre a criação do famigerado “imposto do cheque”, assunto evitado e visto com contrariedade pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo Mourão, “mais cedo ou mais tarde essa discussão vai ter que ser colocada na mesa”. O vice-presidente afirma que a reforma tributária é necessária, assim como outras, para combater os grandes males da economia brasileira.

Teste da vacina

O Instituto Butantan iniciou o recrutamento de voluntários para a terceira fase de testes da vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. Podem se inscrever profissionais de saúde que estejam na ativa e não tenham contraído a doença. A vacina vai usar uma versão do vírus inativado, tecnologia mais tradicional. Este é o segundo imunizante que será avaliado no país. Em junho, começaram os testes com a vacina da Universidade de Oxford.

Fake news

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentaram projeto de lei que veda a participação de empresas ou profissionais que divulguem fake news em licitações ou execução de obras e serviços pelo Estado. A matéria cria também novos dispositivos, que visam impedir que recursos públicos sejam destinados a mídias que tenham fake news ou promovam ódio, racismo e outras situações que não condizem com a verdade.

Avança no Sul

Levantamento mostra que a Região Sul é uma das que mais sofrem com a covid-19 neste momento. Enquanto o Norte já apresenta uma considerável queda e o Sudeste se mostra estável, a média diária de casos no Sul subiu consideravelmente desde meados de junho. O índice de mortes também está em alta e atingiu seu pior patamar.

Lei das concessões

Depois de 23 anos, o Paraná fará nova concessão, em 2021, para contratação de empresas que vão administrar quase 4 mil quilômetros de rodovias em seu território. O deputado Sérgio Souza (MDB), relator da Nova Lei Geral das Concessões, se posicionou contra ao modelo usado atualmente, o de outorga. Segundo ele, o paranaense já pagou pelas rodovias em que trafega e a outorga é um erro do passado que não pode voltar a ocorrer.

Lava Jato

A AGU acionou o STF para impedir que a Operação Lava Jato defina a destinação de recursos de multas de condenações criminais ou de acordos fechados no âmbito do combate à corrupção. Os pedidos foram feitos numa ação apresentada ao tribunal pelo PT e PDT. Os partidos querem uma definição de que cabe à União destinar valores referentes a restituições, multas e sanções.