Opinião

Coluna ADI: Libera aí, Guedes!, A solução, Frente parlamentar

Coluna ADI: Libera aí, Guedes!, A solução, Frente parlamentar

Libera aí, Guedes!

O governador Ratinho Junior (PSD) conversou, por videoconferência, com o ministro Paulo Guedes (Economia) para agilizar a liberação do empréstimo de R$ 1,6 bilhão para investimento em infraestrutura. Cerca de R$ 600 milhões serão aplicados na modernização da malha rodoviária paranaense. “É a condição necessária para transformar o Paraná no hub logístico da América do Sul”, disse.

Só elogios

A administração paranaense foi elogiada pelo ministro Paulo Guedes: “O governo federal não pode deixar na mão um estado com uma administração eficiente e um belíssimo programa de desenvolvimento. No que depender do Ministério da Economia, o Paraná vai poder dar seguimento a todos os projetos”, afirmou. O empréstimo do Paraná será avaliado, procedimento regular, e possivelmente confirmado na primeira quinzena de agosto.

Agenda 2030

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou que o Paraná é pioneiro na implementação regional da Agenda 2030 e o único estado brasileiro a trabalhar em conjunto com a OCDE para concretizar a missão de dirimir desigualdades e integrar crescimento econômico com respeito ao meio ambiente. Será publicado ainda este mês o documento com a adequação e resultados das metas e indicadores dos Objetivos constantes na Agenda 2030 da ONU.

Frente parlamentar

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, informou que as reuniões do colegiado serão realizadas todas as quartas-feiras. Na próxima reunião (no dia 22) será debatido o retorno das aulas pós-pandemia. “Teremos convidados especiais, representantes da saúde, da educação e a participação de deputados e ouvintes nos canais da Assembleia Legislativa. É uma discussão muito necessária, que causa dúvidas em muitos pais de família”, disse.

Assombração

Segundo a pesquisa de opinião realizada para a CNI, sete em cada dez trabalhadores formais e informais (71%) têm “algum medo” de perder a ocupação de onde tiram o sustento. A mesma proporção informa ter reduzidos os gastos mensais desde o início da pandemia de covid-19. O levantamento ainda verificou que o medo de ser infectado pelo novo coronavírus alcança 47% dos entrevistados.

Startups pelo turismo

O Ministério do Turismo promove o primeiro desafio para startups que desenvolvam tecnologias que possam ser utilizadas por viajantes e por empresas que ofereçam serviços como hospedagem, deslocamento e mobilidade, geolocalização de destinos, lazer, passeios e visitações. As inscrições vão até 2 de setembro. As startups que apresentarem as dez melhores tecnologias vão apresentar seus trabalhos na feira internacional de tecnologia em turismo na cidade de Madri (Espanha) em janeiro de 2021, com a participação de 160 países.

Reforçando…

O secretário Beto Preto (Saúde) reforçou que o Estado vai atuar em parceria com as prefeituras, instituições setoriais, empresas e a própria sociedade para enfrentar o avanço do coronavírus. “Temos que continuar nos adaptando, tomando decisões em conjunto, mantemos a recomendação do isolamento social e reforçamos que é preciso manter medidas preventivas em todas as regiões do Paraná para conter a pandemia do novo coronavírus.”

A solução

A representante brasileira da Pfizer negocia com os principais gestores da multinacional americana e com o governo brasileiro para trazer a vacina para o País ainda este ano. A vacina desenvolvida em parceria com o laboratório alemão BioNTech está em estágio final, vai dispor de 100 milhões de doses devem ser produzidas ainda em 2020 e estima fabricar 1,2 bilhão de doses em 2021.