Opinião

Coluna ADI: Frente Parlamentar, Amigo da criança, Eleições

Coluna ADI: Frente Parlamentar, Amigo da criança, Eleições

Frente Parlamentar

A Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar do Coronavírus que vai acompanhar as ações e as respostas no enfrentamento à covid-19 e focar sua atuação em três pontos: sanitário, econômico e social. “A Frente se instala em um momento importante. Temos que começar a pensar no pós-pandemia e em questões de ordem econômica e sanitária”, disse o deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da frente parlamentar.

 

Eleições

O presidente Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), promulgou as novas datas das eleições municipais para 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno). No Paraná, cinco cidades têm a possibilidade de segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

 

Eleições II

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o próximo passo é “organizar as eleições com segurança”. Entre as decisões pendentes, o TSE estuda descartar o uso da identificação biométrica, ampliar o horário de votação e dividir eleitores por faixa etária. O TSE também busca formas de acelerar o processo de votação a fim de evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus

 

Desincompatibilização

Os prazos de desincompatibilização podem variar a depender do cargo ou da função. Nos casos em que o prazo se encerraria em julho, agora fica prorrogado com o adiamento das eleições. Os prazos que já se encerraram antes da aprovação da proposta, ficam mantidos. A única exceção prevista na PEC é para a transmissão de programas com pré-candidatos por emissoras de televisão e rádio. Originalmente vedada em 30 de junho, a nova data estabelecida na proposta é 11 de agosto.

 

Medidas diferenciadas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que as medidas anunciadas pelo governador Ratinho Junior são diferenciadas por região e endurecem o distanciamento social nas cidades em que a doença tem registrado maiores avanços. “Essas medidas, duras e que vão exigir ainda mais sacrifícios dos paranaenses, são necessárias para enfrentar o agravamento da doença no Estado e contam com o apoio e o aval do legislativo. Elas são as medidas certas e corretas, fundamentais para garantir a vida e a segurança de todos os paranaenses”.

 

Amigo da criança

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB), de Ponta Grossa, ganhou o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”. “Dos 5,5 mil municípios brasileiros, mais de 2 mil municípios concorreram ao prêmio destinado à educação infantil e assistência social. Desses, 120 foram selecionados e tenho a honra de dizer que Ponta Grossa recebeu o prêmio Amigo da Criança. É uma honra trabalhar com as secretárias de Educação e Políticas Sociais, Esméria de Lourdes e Simone Kaminski”, afirma.

 

Recuperado

O prefeito de Guapirama, Pedro de Oliveira (MDB), teve alta hospitalar após dois dias de internação por conta do diagnóstico de covid-19, que deu positivo. Pelas redes sociais, Pedro Banzé, como é conhecido, disse estar melhor e em isolamento em casa. “Aproveito para agradecer a cada um pelo carinho amizade que me desejaram uma recuperação rápida através de mensagens, ligações, orações e mesmo em silêncio”.