Opinião

Coluna ADI do dia 30 de abril de 2019

Agora é Lei

O aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, da Assembleia Legislativa do Paraná e que reúne 270 leis em defesa do consumidor, foi vencedor do Prêmio Redes WeGow, um dos mais importantes do País na área de governança eletrônica. “Nossa ideia foi facilitar o acesso às leis por todos os paranaenses. Priorizamos as leis de defesa do consumidor para que o cidadão possa cobrar seus direitos de forma rápida pelo celular de qualquer lugar. Deu muito certo”, comemora a jornalista Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Alep.

Prêmio nacional

“Nossa equipe de comunicação se consagra mais uma vez. As inovações criativas que produzimos nos últimos anos – para aproximar o Parlamento da população – acumulam prêmios nacionais. Uma prova de que estamos no caminho certo. É importante destacar que esse projeto foi elaborado sem custo, só com o talento e a criatividade do nosso pessoal”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Bolsonaro em Foz

Os presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benítez (Paraguai) estarão em Foz do Iguaçu dia 10 de maio para o lançamento da pedra fundamental da segunda ponte entre os dois países, ligando a região do Porto Meira e a cidade paraguaia de Presidente Franco. A construção tem custo previsto de R$ 456,1 milhões e considera as obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro.

Vai ser no diálogo

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa, reuniu-se com representantes do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná. Aos sindicalistas, Bakri reafirmou o compromisso de dialogar com a categoria na busca do entendimento: “Essa é a nova cara do Paraná. Estamos vivendo um novo momento, que exige conversa e principalmente respeito. Para isso, queremos debater os problemas do Estado com todos os segmentos. Dialogar é sempre o melhor caminho”, afirmou.

Frente parlamentar

O deputado Luciano Ducci (PSB) passou a integrar a Frente Parlamentar da Medicina. “Vamos lutar pela carreira do médico do Estado, matéria da qual fui relator, além de um novo modelo de saúde para o País, que vai desde o SUS até a saúde complementar. Precisamos também garantir maior proteção ao médico da violência no seu local de trabalho, incentivar a formação médica continuada e avaliação profissional, bem como a valorização das especialidades médicas”, disse Ducci.

Sessão das Apaes

Mais de 300 representantes das Apaes de todo o Paraná participam hoje da sessão plenária na Assembleia Legislativa. As atividades, bem como suas principais considerações acerca dos serviços e do apoio que oferecem às famílias das pessoas com deficiência, serão apresentadas aos deputados paranaenses.

Lei Antidrogas

O senador Oriovisto Guimarães (Pode) participou da reunião conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais para votar o projeto de lei muda a Lei Antidrogas. “Um dos pontos é o endurecimento das penas para traficantes, de 5 anos para até 15 anos de prisão. O assunto é extremamente polêmico e a votação foi adiada para o dia 8 de maio”, disse.

Instituto Aliança

O Paraná registrou 550 novos casos de hanseníase em 2018. Só em Curitiba, fez 80 vítimas em 2018. Para alertar e combater a doença, foi lançado em Curitiba, o Instituto Aliança contra a Hanseníase, instituição que pretende reunir ciência, filantropia e educação para tirar o Brasil do segundo lugar no ranking de países que contabilizam a doença. A entidade foi fundada pela dermatologista e hansenologista Laila de Laguiche.