Opinião

Coluna ADI: Dinheiro para vacina, “Se for fake news...", Contra-ataque

Dinheiro para vacina

A Assembleia Legislativa oficializa na segunda-feira, 3 de agosto, a transferência de R$ 100 milhões – de recursos próprios – ao Estado. Esse dinheiro será destinado à compra da vacina contra o coronavírus. “Mais uma vez estamos abrindo mão de recursos da Assembleia nesta emergência causada pela pandemia da covid-19”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Lupion continua

O deputado Pedro Lupion (DEM-PR) se reuniu com o ministro Luíz Eduardo Ramos (Articulação Política) e recebeu a garantia de que segue no posto de vice-líder do Governo na Câmara de Deputados. O encontro se deu a convite do próprio Ramos. Na conversa, o ministro buscou entender os efeitos do desembarque do DEM e do MDB do chamado centrão.

Gastos na pandemia

Cinquenta municípios paranaenses apresentam informações adequadas quanto à gestão dos recursos públicos relacionados à pandemia do coronavírus. O levantamento do Ministério Público avalia os portais de transparência das prefeituras quanto à divulgação dos gastos ligados à covid-19. Os municípios paranaenses já gastaram R$ 211,6 milhões em aquisições para o combate à pandemia.

“Se for fake news…”

O TSE estreará uma nova campanha de combate à desinformação com a mensagem “Se for fake news, não transmita”. O objetivo é abordar a disseminação de notícias falsas, com ênfase no impacto negativo no processo eleitoral brasileiro. O combate à desinformação é um dos compromissos da gestão do ministro Luís Roberto Barroso, que enfatiza o papel da Justiça Eleitoral e a preocupação da Corte com campanhas de desinformação, de difamação e de ódio na internet.

Fortes emoções

Está marcada para o dia 18 de agosto a sessão do Conselho Nacional do Ministério Público que vai analisar três procedimentos contra Deltan Dallagnol. Estão na pauta o pedido de providências apresentado pela senadora Katia Abreu (MDB-TO); pedido movido pelo ex-presidente Lula (PT) contra o procurador e um processo movido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) por “manifestação em rede social em desfavor de senador da República” com “uso abusivo de liberdade de expressão”.

Contra-ataque

O ex-ministro Sergio Moro e procuradores rebateram a declaração do procurador-geral da República, Augusto Aras, de que há uma “caixa de segredos” para chantagem na operação Lava Jato. O ex-juiz afirmou que a Lava Jato sempre foi transparente e teve suas decisões confirmadas por tribunais superiores. A associação de procuradores também respondeu e chamou de “reprováveis” tentativas de enfraquecimento das forças-tarefas. Em conversa com senadores da bancada lavajatista, Aras se defendeu e disse querer “fortalecer o combate à corrupção” ao tecer críticas à Lava Jato.

Turismo seguro

O governo federal vai reabrir as fronteiras aéreas brasileiras para estrangeiros, sem restrições de nacionalidade, desde que o turista atenda as condições pré-existentes, como documentação, visto, passaporte e vacinas. A portaria especifica que é obrigatório que o estrangeiro tenha seguro saúde, que seja aceito no Pís, será obrigatório apresentar o seguro válido pelo período de permanência no Brasil. Essa será a primeira vez que o Brasil fará essa exigência. Objetivo é não sobrecarregar o Sistema Único de Saúde e nem o da rede privada de hospitais no país.