Opinião

Coluna ADI: defesa do SUS, Colégio Sesi e direitos políticos

Coluna ADI: defesa do SUS, Colégio Sesi e direitos políticos

Defesa do SUS

O deputado Michele Caputo (PSDB) disse que é preciso “continuarmos vigilantes” na defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), que sofre tentativas de privatização. “Felizmente, o presidente [Jair Bolsonaro] voltou atrás e anunciou que vai revogar o decreto que traria danos irreparáveis aos SUS. Mesmo assim, temos que continuar vigilantes, defendendo as conquistas que tivemos com o SUS e lutando sempre para a melhoria do atendimento de saúde da população”, disse o deputado. O decreto já foi revogado.

 

Nova subseção

O Conselho Pleno da OAB Paraná aprovou a instalação da Subseção da TriFronteira. A 49ª subseção da OAB Paraná será instalada em Barracão, abrangendo também as comarcas de Santo Antônio do Sudoeste e Capanema. “É uma região progressista, mas que sofre com as contingências locais, o que demanda mais apoio e estrutura para a advocacia da OAB”, ponderou o presidente Cássio Telles.

 

Colégio Sesi

O deputado federal Pedro Lupion (Democratas) confirmou a continuidade das atividades do Colégio Sesi, em Santo Antônio da Platina. A informação foi repassada ao deputado pelo presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. “Parabenizo a todos os que, de alguma forma, se mobilizaram para evitar o fechamento do Colégio Sesi. Me sinto orgulhoso em ter sido o articulador junto à Fiep. Eu moro em Santo Antônio da Platina e o meu papel é esse, lutar pelas causas dos platinenses”, disse Lupion.

 

Direitos políticos

O ministro do STJ Benedito Gonçalves afastou a pena de suspensão dos direitos políticos aplicada pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) contra o atual prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva (Podemos), candidato à reeleição. O ministro apontou que “não ocorreu desvio de recursos, tampouco viés político na conduta descrita nos autos, razão pela qual não se mostra razoável a manutenção da suspensão dos direitos políticos”.

 

Disparo em Massa

O TSE informou que, em parceria com o WhatsApp, recebeu, em um mês, 1.020 denúncias de disparos de mensagens em massa com características de conteúdo eleitoral, uma média diária de 34 disparos. A prática foi proibida na campanha deste ano pela Justiça Eleitoral. O disparo em massa é considerado ilegal e passível de punição por desequilibrar as eleições.

 

13º salário

Estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indica que o pagamento do 13º salário aos trabalhadores paranaenses deve injetar R$ 13 bilhões na economia do Estado neste ano. No Brasil, são R$ 208 bilhões, 5,4% a menos que o ano passado, descontada a inflação.

 

Desempenho

A maior parte dos cursos de graduação da UFPR avaliados no Enade 2019 obteve as melhores notas quanto ao desempenho dos estudantes na prova – dos 28 cursos, 24 receberam os conceitos 4 e 5. A UFPR atingiu nota acima da média geral nacional em todos os cursos avaliados, mantendo assim na liderança estadual e de destaque nacional.

 

Alto risco

Pesquisadores da USP desenvolveram um método que permite prever, com um simples exame de sangue, o risco de um paciente diagnosticado com covid-19 vir a desenvolver complicações e precisar ser hospitalizado. A técnica consiste em analisar o conjunto de proteínas presentes no plasma sanguíneo para descobrir se corresponde a um padrão classificado de alto risco.