Opinião

Coluna ADI: Cartas na mesa, Empréstimo fácil, Tâmo fora

Cartas na mesa

A divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública passará pela escolha do novo ministro do STF que vai substituir o decano Celso de Mello em novembro. Essa mudança envolverá a indicação do atual ministro da Justiça, André Mendonça, ao Supremo, a escolha do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o delegado da PF Anderson Torres, como novo chefe da Justiça e a divisão da pasta para a possível indicação de Alberto Fraga. Resta esperar até a aposentadoria de Celso de Mello.

Na estrada

A Câmara de Vereadores de Palmas decidiu radicalizar nas cobranças por melhorias na PR-280, realizando reunião ordinária nas margens da PR-280, A rodovia é a principal via de acesso ao Município, na divisa do Paraná com Santa Catarina, tem 280 quilômetros que cortam todo o sudoeste do Paraná, ligando Palmas a Realeza. “Sessão Itinerante, às margens da PR-280, para sensibilizar as autoridades estaduais sobre as péssimas condições da rodovia”, explica o vereador Paulo Bannake (Rede).

Empréstimo fácil

A Caixa anuncia juros de 0,99% ao mês, os menores do mercado, valor bem menor que a média do empréstimo pessoal, de 5,06% ao mês em maio. Essa é a aposta do governo para turbinar a liberação de crédito no País e fomentar o consumo, um dos grandes nós da pós-pandemia com o fim do auxílio emergencial. O empréstimo usando as cotas saque aniversário do FGTS como garantia foi autorizado em abril.

Etapa final

A farmacêutica americana Moderna iniciou a etapa final de testes em humanos de sua vacina contra a covid-19. O estudo conduzido nos EUA contará com a participação de 30 mil voluntários saudáveis. O objetivo é avaliar se a vacina é capaz de prevenir a infecção pelo coronavírus e evitar o desenvolvimento de sintomas graves. No mesmo dia, o especialista da força-tarefa dos EUA, Anthony Fauci, afirmou que um imunizante deverá estar pronto até novembro. Além dessa, outras duas vacinas contra o coronavírus (a britânica de Oxford e a chinesa CoronaVac) já começaram a fase três de testes em humanos.

Grupo prioritário

O deputado Delegado Francischini (PSL) apresentou projeto de lei que define os grupos prioritários para receberem a vacina contra a covid-19, quando ela estiver disponível. O grupo de prioridade no projeto vem ao encontro com o indicado pelos setores de saúde: crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, puérperas, servidores da área de saúde, idosos, servidores da área da segurança pública e do sistema prisional, profissionais da área de educação, pessoas com doenças crônicas ou com deficiência.

Receitas médicas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que determina que receitas médicas ou odontológicas sujeitas a prescrição e de uso contínuo tenham prazo de validade indeterminado. As regras valem para o período da pandemia no País e não incluem medicamentos de uso controlado, como tarja preta e antibióticos.

Tâmo fora

O DEM e o MDB comunicaram aos partidos do Centrão que não fazem parte do bloco na Câmara dos Deputados. A saída é debitada ao deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro ao legislativo federal. DEM e MDB devem fechar com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).