Opinião

Coluna Adi

Coluna Adi

Spring Meetings

O deputado federal Ricardo Barros (PP) vai palestrar no 13º Spring Meetings da XP Investimentos, que ocorrerá em Washington, nos dias 20 e 21, 22 de abril. Barros falará sobre marcos regulatórios e o ambiente político no país no dia 22. Em paralelo com o evento ocorrerá as reuniões do FMI e do Banco Mundial, com o objetivo de oferecer aos investidores a oportunidade de acompanhar de maneira mais detalhada o cenário político e econômico da América Latina.

 

Biomedicina

A pandemia colocou em evidência as profissões da área da saúde, em especial a biomedicina. De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná, de cada dez diagnósticos clínicos relacionados à Covid-19 em 2021 no estado, nove passaram pelas mãos dos biomédicos. Foi um biomédico brasileiro que realizou o primeiro sequenciamento do genoma do Coronavírus circulante na América Latina, apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

 

Café paranaense

Na semana em que se comemora o dia mundial do café o Norte Pioneiro tem muito do que se orgulhar. A produção cafeeira do Paraná, é destaque nos mercados mundo afora. O Norte Pioneiro tem o registro de indicação geográfica do Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e uma produção de alta qualidade. São entre 5 mil a 7 mil propriedades de café – 62% se concentram no Norte Pioneiro em 15 associações de produtores.

 

Grão exportação

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Em 2021, a produção nacional atingiu 47 milhões de sacas de 60 quilos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. A Alemanha e os Estados Unidos são os maiores compradores do café produzido por aqui. São mais de 20 milhões de sacas por ano, cada um.

 

Indústria 4.0

O Núcleo de Acesso ao Crédito do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (NAC) promove na próxima segunda-feira, 18 de abril, às 16 horas, o webinar – BNDES Crédito Serviços 4.0. O evento vai apresentar as linhas de crédito vigentes que permitem financiar projetos ligados à Indústria 4.0. A programação inclui ainda a explicação sobre o conceito de Indústria 4.0 e a apresentação de experiências bem-sucedidas nessa área pelo Senai/PR.

 

#EuVoto!

A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná lançou nesta semana a campanha “Chegou a hora #EuVoto!” para incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 17 anos. Simultaneamente, o TRE está visitando colégios estaduais de Curitiba, para tirar o título dos estudantes. A ideia é que ações como essa aconteçam em todo o estado, por iniciativa das equipes das zonas eleitorais.

 

Internet Brasil

Está previsto para segunda-feira (18), a análise da Medida Provisória (MP) 1077/21, que cria o Programa Internet Brasil para promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse acesso deverá ser garantido pela distribuição de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos alunos, principalmente celulares.