Cotidiano

Colômbia vota em plebiscito para aceitar ou rejeitar acordo de paz

201610021215311796_AFP.jpg

BOGOTÁ ? Os colombianos foram às urnas neste domingo para um plebiscito que decidirá se a população respalda um acordo de paz para que a guerrilha Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) largue as armas e se converta em um partido político, ou se prolongam o conflito que já dura 52 anos.

LINKS COLOMBIA

Com o “sim” ou o “não”, os eleitores terão a última palavra sobre o histórico acordo firmado entre o presidente, Juan Manuel Santos, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Rodrigo Londoño, conhecido como “Timochenko”, para terminar o confronto que já deixou cerca de 220 mil mortos.

? Acabo de depositar meu voto neste plebiscito. Nesta votação histórica que espero que mude a história deste país para o bem. Terminar uma guerra de 52 anos, o caminho da paz ? disse Santos, ao votar na Praça Bolívar, no centro da capital Bogotá. ? A paz vai nos levar a um futuro melhor.

Para o presidente, o plebiscito, o primeiro desde 1957, é a decisão política mais importante da história recente para a conservadora sociedade da Colômbia, dividida pelo acordo com uma organização que tem no passado crimes como assassinatos, sequestros e diversos ataques.

O pacto, que coloca Santos e Londoño como candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, estabelece que as Farc deixarão as armas e suas trincheiras para batalhar pelos seus ideais por meio da luta política, e cria uma instância judicial especial para julgá-las. Além disso, há também subsídios para que os guerrilheiros se reintegrem à sociedade e indenizações para as vítimas do conflito.

201610021220451560_RTS.jpg

De acordo com pesquisas, o “sim” ganhará, mas um grande setor da sociedade, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, rejeita o acordo por considerar que os chefes guerrilheiros devem ser presos pelos crimes cometidos, em vez de obter cargos eletivos por votação popular.

A votação está prevista para terminar às 16h, pelo horário local, e o resultado deve ser divulgado ainda na noite deste domingo.