Cotidiano

Colômbia protesta após funcionários da ONU dançarem com rebeldes das Farc

BOGOTÁ ? A Colômbia protestou frente a Organização das Nações Unidas (ONU) na quarta-feira depois que funcionários da missão de paz enviada ao país foram filmados dançando com rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em uma festa de Revéillon. O governo de Bogotá pediu que os funcionários da organização, incumbida de supervisionar a desmobilização da guerrilha após a assinatura de um histórico acordo de paz, se mantenham neutros.

Em uma carta pública, a embaixadora da Colômbia na ONU, Maria Emma Mejia, disse que a conduta mostrada no vídeo foi fonte de grande preocupação e surpresa. As imagens foram divulgadas nesta semana pela imprensa nacional e internacional.

?Este tipo de comportamento distorce o profissionalismo e a neutralidade que deveriam caracterizar, a todo momento, a equipe que é parte do mecanismo tripartite para monitorar e verificar o cessar-fogo e o definitivo abandono das armas?, disse a carta.

No texto, a embaixadora ainda reforçou que a ONU deve assegurar que o incidente não se repita, a fim de não colocar em risco a confiança pública na organização multinacional.

Os rebeldes das Farc se vêem no início do processo de desmobilização da guerrilha, que vai encerrar mais de meio século de conflitos com o governo na Colômbia. No ano passado, ambas as partes assinaram um acordo de paz, negociado durante anos no governo do presidente Juan Manuel Santos.

A missão da ONU confiscará todas as armas das Farc e administrará mais de duas dúzias de campos de desmobilização. As Nações Unidas têm atualmente 280 observadores trabalhando como parte da missão.

Já as Farc disseram que a reação ao vídeo é exagerada: ?Vamos deixar para trás o ódio e entrar em paz e reconciliação?, disse o líder das Farc, Rodrigo Londoño, mais conhecido como Timochenko, pelo Twitter na quarta-feira.