Cotidiano

Colômbia não levará novo acordo de paz ao voto popular, diz presidente

201611171838354844_AFP.jpg

WASHINGTON – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, declarou nesta sexta-feira que pretende submeter o novo acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ao Congresso nacional, em vez de levá-lo a voto popular. No início de outubro, os colombianos rejeitaram em plebiscito a proposta de acordo do governo. Colômbia

Santos afirmou ainda que implementar o acordo de paz no menor prazo possível pode evitar o esfacelamento do cessar-fogo bilateral estabelecido em agosto com as Farc. O cessar-fogo foi abalado pela primeira vez nesta semana, com a morte de dois guerrilheiros em combate com o Exército colombiano.

Segundo as forças de segurança da Colômbia, os guerrilheiros carregavam armas fora da zona delimitada pelo governo. As Farc, no entanto, solicitaram uma perícia para investigar as circunstâncias envolvendo as mortes, e um representante do grupo disse ter ouvido relatos que entravam em conflito com a versão do governo.

O novo acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc foi anunciado no último sábado, após semanas de discussões para ajustar o pacto inicial, rejeitado no plebiscito. O texto do novo pacto, chamado Acordo Geral para o Término do Conflito, contém várias propostas que apresentadas por distintos setores da sociedade colombiana, inclusive dos líderes do movimento pelo ?Não?

O presidente colombiano se encontra em Washington, a capital dos EUA, para onde viajou nesta semana a fim de realizar exames médicos. Santos viajou para se consultar após exames de rotina detectarem alterações do substância indicadora de câncer de próstata – motivo que fez o chefe de Estado ser operado em 2012. Os novos exames em solo americano indicaram que o estado de saúde de Santos é bom.