Cotidiano

Colisão de trens deixa ao menos 40 mortos no Irã

ANCARA – Ao menos 40 pessoas morreram e cem ficaram feridos na colisão de dois trens de passageiros iranianos em uma estação ferroviária a cerca de 250 quilômetros a leste da capital Teerã, e o número de mortos pode subir, informou a televisão estatal.

O presidente Hassan Rouhani ordenou pressa nos esforços de resgate assim como na investigação da causa do acidente na província de Semnan, no norte do país.

Imagens da televisão estatal mostraram quatro vagões descarrilados, dois deles em chamas. Um porta-voz do Vermelho Crescente do Irã, Mostafa Mortazavi, disse à agência de notícia semioficial Fars que os bombeiros estão tentando controlar o fogo.

? Estava dormindo quando aconteceu a colisão. Pensei que fosse um ataque aéreo. Quando abri os olhos, havia sangue em toda parte ? disse um passageiro hospitalizado.

A agência Fars citou o governador da província Semnan, Mohammad Reza Khabbaz, dizendo que total de mortes poderia aumentar. O governador de Tabriz disse à agência semioficial Tasnim que o trem levava 400 passageiros a bordo. Não está claro quantos passageiros estavam no segundo trem. A Fars disse mais cedo que cem passageiros tinham sido resgatados.

? Dos 400 passageiros 48 estão desaparecidos. Eles podem estar hospitalizados ou ter deixado a área, mas há uma grande possibilidade de terem morrido ? disse Rahim Shohartifar à Tasnim.

A agência semioficial Mehr disse que quatro dos mortos eram empregados ferroviários que estavam a bordo dos trens.

Khabbaz disse à televisão iraniana que um trem que estavam entrando na estação de Haft-Khan, na periferida de Sharoud, bateu em um outro que tinha quebrado.

? A investigação inicial sugere que uma falha mecânica, possivelmente causada pelo clima frio, forçou o trem, que operava entre as cidades de Tabriz e Mashha a parar a Haft-Khan ? disse Khabbaz.

Uma autoridade local disse à televisão estatal que a localização remota do acidente dificulta os trabalhos de resgate.

? Até agora somente um helicóptero chegou ao local por causa das dificuldades de acesso ? disse o presidente do Vermelho Crescente local Hasan Shokrollahi.