Cotidiano

Colégio Olinda implanta projeto ?Nós e a Diretora?

Trata-se de rodas de conversa com os alunos para discutir assuntos pedagógicos e a aplicação dos recursos financeiros

Cascavel – Na tentativa de realizar um sonho de projeto democrático, para maior integração dos estudantes nas ações desenvolvidas, foi implementado o projeto “Nós e a Diretora”, no Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho, em Cascavel.

A proposta teve início em neste mês, por iniciativa da direção. Trata-se de rodas de conversa com os alunos para discutir assuntos pedagógicos e a aplicação dos recursos financeiros. Até a próxima semana, todos terão participado de pelo menos um encontro. A pretensão está em fazer reuniões em todo o ano letivo, fazendo com que cada turma participe pelo menos uma vez por trimestre.

De acordo com a diretora Sandra Maira Bolzon, o resultado está sendo muito positivo. “É uma forma de fazer com que os estudantes participem mais ativamente das decisões e ao mesmo tempo conheçam especificidades do trabalho pedagógico e como a verba pública é empregada no colégio, procurando evitar quaisquer atos de vandalismo”.

“Para uma gestão democrática se faz necessário o envolvimento de todos. Embora tenham sido realizadas várias reuniões, ainda há pouco envolvimento por parte dos 800 alunos. Ao oportunizar debates em sala, pretendemos chegar a 100% das turmas. Durante as discussões, além de aprenderem sobre o processo de gestão e os documentos norteadores, também refletem sobre temas relevantes ao ensino, como o uso de substâncias psicoativas e se comprometem com a realização de alguma atividade a partir das temáticas abordadas. É cedo para falarmos em resultados, mas já percebemos atitudes mais cuidadosas com o ambiente escolar”, complementa.