Cotidiano

Colégio mais antigo de Santa Terezinha de Itaipu ganha nova estrutura

O Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra recebe reformulação completa

Colégio mais antigo de Santa Terezinha de Itaipu ganha nova estrutura

A mais antiga e tradicional escola de Santa Terezinha de Itaipu está fechada, mas reabrirá em breve com uma estrutura renovada. O Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra ganhou de presente de aniversário de 67 anos uma reformulação completa.

Ampliado pela Fundepar – vinculada à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, as obras incluem construção de uma biblioteca, cozinha com refeitório, quadra de esporte coberta, vestiário e passarelas de acesso. Além disso, todo o bloco administrativo e a atual quadra passam por reforma. O pacote de obras inclui ainda a adequação do sistema de prevenção a incêndios e também da acessibilidade do local.

Estrutura revitalizada para receber os pouco mais de mil alunos que novamente passarão pela escola a partir de janeiro de 2021, data prevista para a conclusão da obra. O investimento por parte do Governo do Estado é de R$ 2,2 milhões.

O Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder destacou que o Governo tem como objetivo garantir um ambiente físico adequado e agradável aos estudantes e profissionais, de acordo com a necessidade de cada unidade escolar.

“Queremos que os alunos e os profissionais da educação se sintam acolhidos, sintam que o ambiente é propício para a aprendizagem e também para o convívio da comunidade escolar. As escolas são ambientes de crescimento e bem-estar e devem proporcionar isso”, explicou Feder.

De acordo com ele, há um planejamento que busca garantir a renovação da estrutura escolar paranaense, com a reforma de unidades e também a construção de novas estruturas, como os colégios que estão sendo erguidos em Coronel Vivida, Mauá da Serra e Arapongas.

“Investimos muito em infraestrutura escolar, incluindo obras, merenda, transporte, fundo rotativo e mobiliário. Conseguimos realizar muita coisa. Apenas em construções e obras foram R$ 190 milhões, o que permitiu que a secretaria concluísse 200 obras em 2019 e iniciasse 150 obras que vão terminar em 2020”, ressaltou.

Segundo a Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, o Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra foi a primeira instituição de ensino da cidade.

Começou a ser construído em abril de 1953, mas a estrutura física só teve condições de uso a partir de 7 de setembro de 1964.