Cotidiano

Colégio Eleitoral dos EUA evita surpresas e confirma vitória de Trump

2016 Election Trump-GTL308TKG.1.jpgWASHINGTON – Os 538 integrantes do Colégio Eleitoral americano votaram segunda-feira em seus respectivos estados para declarar formalmente Donald Trump vencedor das eleições, encerrando chances de críticos do bilionário conseguirem barrar seu acesso à Casa Branca. O resultado oficial desta votação será anunciado pelo Congresso em 6 de janeiro de 2017. trump

Com mais de 43 estados apurados, Trump já havia superado os 270 delegados necessários para ser formalizado presidente. Apesar de delegados republicanos ameaçarem votar contra ele, nenhum havia anotado outro nome até a última edição desta reportagem.

Normalmente, este passo é uma formalidade adotada por uma instituição obscura no processo eleitoral americano, e tende a passar despercebida. Mas não desta vez. A surpreendente vitória do republicano sobre a democrata Hillary Clinton deixou o país dividido. A isso, soma-se o alvoroço provocado pelas revelações de que a Rússia teria lançado um ciberataque contra os democratas durante a campanha presidencial para favorecer Trump nas eleições.

Quando os americanos votaram em 8 de novembro, não elegeram seu futuro presidente diretamente, função esta exercida pelos 538 grandes eleitores (ou delegados) encarregados de transformar seus desejos em realidade.

Trump conquistou uma clara maioria desses grandes eleitores – 306, quando são necessários 270 para ser eleito -, mas perdeu para Hillary na votação popular por quase três milhões de votos. Na votação dos delegados, Hillary, por sua vez, foi abandonada por pelo menos quatro. No estado de Washington, três deles votaram pelo ex-secretário de Estado Colin Powell.

Na maioria dos estados, os grandes eleitores devem votar em qualquer candidato que tiver vencido a votação popular em seu estado. Para evitar que Trump chegue à Presidência, ativistas democratas precisariam convencer pelo menos 37 eleitores republicanos a abandonar seu candidato.USA-ELECTION_ELECTORALCOLLEGE-GUJ320VP4.1.jpg