Cotidiano

Colégio adere a programa e "adota" praça na região central

Programa Adote uma Praça oferece oportunidade para empresas e entidades adotarem e cuidarem de praças. Como contrapartida podem instalar placas publicitárias no espaço público

Colégio adere a programa e "adota" praça na região central

Entre parques e praças públicas, Cascavel conta com 54 espaços de lazer e, desse total, 17 praças estão inseridas no Programa Adote uma Praça, desenvolvido pelo Município por meio do Território Cidadão em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

 

Hoje (17), foi publicada no Diário Oficial a primeira carta de intenção na qual o Colégio Marista manifesta intenção de adotar a Praça Museu da Arte, situada entre as ruas Paraná, Mato Grosso e Padre Champagnat.

 

O Programa Adote Uma Praça foi regulamentado pelo Decreto Municipal nº 16.493/2022. “Informações podem ser obtidas acessando a página do Portal do Município, clicando no banner ‘Adote Uma Praça’, que está no rodapé da página”, explicou José Luiz Ferreira, coordenador geral do programa.

 

Ferreira, juntamente com Fabrício Carvalho, gerente  do Colégio Marista e Robson Macanhão, coordenador do programa e gerente de Parques e Praças da Sema participaram da entrega da carta de intenção.

 

“O Programa Adote uma Praça oferece a possibilidade de empresas e entidades adotarem esses espaços, tendo como contrapartida a instalação de placas publicitárias no local, recebem o selo de Certificação de Empresa Amiga da Praça, além de atender a sua responsabilidade socioambiental. Para a administração é uma grande conquista, pois o tempo e investimentos que eram gastos nesses espaços serão utilizados para melhoria e instalação de outras áreas de lazer no município”, explicou José Luiz Ferreira.

 

Como funciona o Programa Adote uma Praça:

O programa oferece a possibilidade de empresas e entidades adotarem praças e parques para que façam a manutenção, reforma ou requalificação desses espaços.

 

Porque adotar uma praça ou parque?

Para as empresas ou entidades que necessitam de atendimento da Responsabilidade Socioambiental (ISO 26000 e ABNT NBR 16001).

 

A responsabilidade social se expressa pelo desejo de uma empresas ou entidades em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios.

 

A adoção de uma praça ou parque mostra a preocupação com a sociedade, na cidade onde as atividades da empresa ou e ou entidade são desenvolvidas.

Responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribui para o desenvolvimento sustentável e que esteja em conformidade com as leis aplicáveis, elevando as empresas ou entidades a um patamar de respeitabilidade e reconhecimento.

 

Qual a contrapartida do município para a empresa ou entidade?

A empresa ou entidade poderá colocar placas publicitárias nos locais adotados, inclusive luminosas ou iluminadas. Também receberá a certificação, pelo Município, de Empresa Amiga da Praça, gerando o crédito da aplicação da Responsabilidade Socioambiental.

 

O Programa é amparado por Lei?

Sim, através da Lei Municipal 7.224/2021 (clique aqui) e sua regulamentação através do Decreto Municipal 16.493/2021 (clique aqui).

 

Quais praças e parques estão disponíveis para adoção?

Basta clicar no Link abaixo:

https://geocascavel.cascavel.pr.gov.br/geo-view/index.ctm

Em seguida clicar em:  “Mapas Temáticos” -> “Meio Ambiente” ->  ticar “[ ] Adote uma Praça” e aguardar o carregamento das informações, conforme ilustrado a seguir:

 

 

Geo adote uma praça.jpg(Na foto, exemplo de como consultar praças e parques que fazem parte do Programa)

AEN