Saúde

Colapso no sistema de UTI: Forças de segurança desencadeiam ação para prevenção de acidentes

Blitzes serão realizadas durante todo o fim de semana nos principais pontos de Cascavel alertando e fiscalizando excessos

Colapso no sistema de UTI: Forças de segurança desencadeiam ação para prevenção de acidentes

As principais forças de segurança de Cascavel desencadearam uma ação integrada para este fim de semana visando coibir excessos por parte de condutores, que possam ocasionar acidentes de trânsito com traumas e, consequentemente, a necessidade de leitos hospitalares de UTI. A ação é necessária diante da constatação de que o Sistema de Saúde Público e Privado de Cascavel entrou em colapso neste sábado (12) para pacientes “não covid”.

“A Secretaria Municipal de Saúde informou que não há mais vagas de UTI disponíveis na rede pública e privada em Cascavel para casos que não sejam de covid e, nós, como órgão de trânsito municipal, estamos nos mobilizado na tentativa de alertar os cidadãos a evitar atitudes como dirigir alcoolizado, principalmente, ou pegar um veículo sem habilitação, abusar da velocidade e desrespeitar as normas de trânsito, todas motivadoras de graves ocorrências diárias”, explica o gerente da Divisão de Fiscalização de Trânsito da Transitar, Neuton Ávila.

Direção segura
A orientação da Transitar (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) é para que os condutores intensifiquem os cuidados no trânsito, caso seja indispensável sair de casa.

Optar por um transporte alternativo quando consumir bebida alcoólica e não dirigir; usar os dispositivos de segurança (cinto ou capacete); ficar sempre atento à sinalização e manter empatia com os demais usuários da via, principalmente pedestres e ciclistas; respeitar os limites de velocidade e sinalizar antes de realizar uma ação; não avançar o sinal o vermelho e tomar cuidado nos cruzamentos são algumas das dicas, além de não dirigir sem habilitação.

Ouvidoria
A Transitar mantém um canal direto de Ouvidoria com a comunidade para dúvidas relacionadas ao trânsito. O setor de Fiscalização pode ser acessado por mensagem de aplicativo no número 45 99135-5207.