Cotidiano

Coisas que você não pode fazer no Enem ou se dará mal

nota zerp.jpg

Todo o esforço de um ano que pode acabar indo por água abaixo. Isso mesmo, se não tomar cuidado, a maratona de estudos que você enfrentou para ter um bom desempenho no Enem pode ter resultado nulo. Porque certas condutas ou atitudes podem te prejudicar, desperdiçando pontos preciosos, e até anular a sua prova.

Se você não quer dar esse vacilo, veja uma lista de coisas proibidas para quem faz Enem.

1 – Perder a hora: a cena se repete todos os anos na porta de entrada dos locais de prova. Estudantes caem no choro desesperados porque não conseguiram chegar na hora. Mas não adianta abrir o berreiro, a regra é clara: depois do tempo limite, ninguém entra. Fique atento. Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Treine o trajeto dias antes para evitar sustos.

2 ? Não ter um documento válido: não adianta nada chegar na hora e esquecer-se de levar um documento adequado. Nesse caso, você nem vai conseguir iniciar a prova. RG, Carteira de Habilitação, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho, Certificado de Dispensa de Incorporação e Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros são as identificações aceitas.

3 ? Falar quando não deve: se comunicar verbalmente, por escrito ou de qualquer outra forma com outro participante é motivo para eliminação do Enem. Mantenha o foco no seu exame e fale apenas com o aplicador que estiver na classe.

4 ? Sair sozinho: não importa o quanto você estiver apertado, só é possível se ausentar da sala de aplicação do Enem acompanhado por um dos aplicadores da prova. Também não banque o ligeirinho. Para sair em definitivo, o período mínimo de permanência no exame é de duas horas.

5 ? Esquecer o principal: você respondeu tudo direitinho e até achou a prova fácil, mas não entregou ao aplicador o cartão-resposta, a folha de redação ou folha de rascunho ao terminar as provas. Sabe qualquer vai ser o resultado disso? Eliminação!

6 ? Não desapegar do celular: tudo bem que você não vive sem o seu smartphone no dia a dia. Mas no Enem vai ser necessário esse esforço e deixá-lo desligado, se não quiser se dar mal. Telefones, ipods ou qualquer outro equipamento eletrônico devem ser inclusive guardados nas embalagens porta-objetos fornecidas pelo aplicador.

ouvir música.jpg

7 ? Não seguir o determinado: pelas regras do Enem, os aplicadores podem fazer revista eletrônica de pessoas e objetos, além de coletar a digital dos alunos. Se você se recusar, pode acabar eliminado.

8 ? Bancar o poeta: muito cuidado com a redação, algumas atitudes podem fazer você tirar zero ou perder pontos preciosos nesse quesito. A prova não é lugar para você mostrar seus talentos com a poesia. Seu texto tem que ser dissertativo-argumentativo, ou seja, opinativo e com argumentos sólidos e bem encadeados.

9 – Errar no tamanho: por mais que você tenha o poder de sintetizar suas ideias, não deixa de cumprir o mínimo de sete linhas para a redação. Também não vale exagerar e escrever mais do que o limite de 30 linhas. Enem não é lugar para ?textão do Facebook?.

10 ? Se preconceituoso: o edital é explícito, quem desrespeitar os direitos humanos podem zerar na redação. Não confunda a necessidade fazer um texto opinativo como uma licença para ficar vomitando preconceitos.

Fonte: Inep

Veja também: O passo a passo de uma boa redação no Enem e nos vestibulares