Cotidiano

Coisa de maluco! Frente fria pode trazer chuva e frio de 5ºC

O mês de novembro pode começar com temperaturas abaixo do comum para esta época do ano

Coisa de maluco! Frente fria pode trazer chuva e frio de 5ºC

Cascavel – A previsão de chuvas com volumes consideráveis e distribuídas de maneira uniforme na região oeste que havia para esta semana não deve se confirmar. Agora, o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) prevê que a chuva venha só no fim do mês e traga uma onda de frio.

O modelo meteorológico aponta para chuva no dia 27, cerca de 70 milímetros, e cerca de 25mm para os dias 29 e 30. No dia 31 de outubro, as mínimas podem bater os 7ºC e novembro começaria com 5ºC. No dia 2, feriado de Finados, a mínima pode chegar a 9ºC. Já no Climatempo, a mínima prevista para o período é de 12ºC.

Entretanto, a meteorologista Larissa de Freitas, do Simepar, informa que essa é uma previsão automática de modelo meteorológico e pode haver mudanças. “Nesta época do ano, costumam mudar as previsões dos modelos, então há a possibilidade da chuva e do frio, mas ainda não há como garantir que aconteça. Quando estiver mais próximo, dá para avaliar melhor a possibilidade. Caso essa frente fria chegue à região, o frio seria causado por uma massa de ar bem intensa que viria na sequência”.

A chuva prevista para o dia 27 é a mais significativa previsão para todo o Estado. Até lá, o calorão continua presente, com máximas na região de Cascavel de 30ºC a 32ºC e as mínimas de 17ºC a 19ºC.
Já em Toledo, os termômetros devem atingir os 35ºC, assim como na região de Palotina e de Foz do Iguaçu. Em Assis Chateaubriand, as máximas alcançam 34ºC e 33ºC na região de Guaíra.

Índice UV extremo

Além do calor, é preciso ficar alerta para o índice de radiação UV (ultravioleta), que atingiu o nível 11, que indica risco extremo de dano ante a exposição ao sol sem proteção. E, nos próximos dias, o índice deve ficar ainda mais elevado, chegando a 12.

De acordo com o chefe do 8º distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Gil Schreiner Russo, o aumento do UV está relacionado às altas temperaturas. “Esse índice se refere à quantidade de raios ultravioleta que chegam à superfície. Quanto maior a radiação solar em virtude das altas temperaturas, maior é o UV”, resume.

Com os índices acima de 11 há risco extremo de queimadura na pele. Por isso, a recomendação é para uso de óculos de sol, chapéu ou boné, uso de filtro solar e evitar a exposição direta, pois o tempo para a pele começar a queimar é de apenas dez minutos.