Esportes

COI só deve decidir no fim de semana sobre futuro da Rússia na Olimpíada

A decisão sobre a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no mês que vem, só será conhecida no fim de semana. O Comitê Olímpico Internacional (COI) adiou a decisão que era esperada para esta terça-feira, após a reunião da entidade para analisar o relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) que acusou o país de ter um esquema sistemático de doping em diversos esportes.

A Wada pediu o banimento da Rússia da Rio-2016, mas a comissão de investigação do COI quer analisar uma série de aspectos antes de tomar a decisão final. Entre eles, a legalidade de suspender completamente a participação olímpica de todo um país e que tratamento eles devem dar aos atletas considerados “limpos”.

– O relatório mostra um chocante e sem precedentes ataque à integridade do esporte e aos Jogos Olímpicos. O COI não vai hesitar em tomar as mais duras sanções contra qualquer indivíduo ou organização implicada – disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Mais cedo, a Rússia havia anunciado a suspensão de quatro dirigentes, entre eles a conselheira antidoping do ministério do Esporte do país, Natalia Zhelanova, e Irina Rodionova, vice-chefe do Centro de Preparação Esportiva da Rússia, numa aparente estratégia de entregar algumas cabeças para tentar manter o país na Olimpíada.

De acordo com o relatório da Wada, Zhelanova e Rodionova trabalharam em conjunto com o vice-ministro de Esporte da Rússia, Yury Nagornykh, no esquema de doping encoberto pelo governo do país. Nagornykh foi suspenso na segunda-feira.