Esportes

COI respeitará decisão da IAAF de banir atletismo russo por doping

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, reforçou nesta terça-feira que a entidade dá “total apoio” à decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de excluir a federação russa dos Jogos Olímpicos de 2016, devido ao escândalo de doping envolvendo dirigentes e treinadores do país.

Bach afirmou que as situações específicas de atletas com histórico limpo em relação à práticas de doping deverão ser avaliadas pela própria IAAF. Com isso, Bach afastou a possibilidade de que o próprio COI concedesse autorizações especiais para que alguns atletas russos competissem na Olimpíada do Rio, apesar do veto da IAAF.

– Temos que esperar as decisões individuais partindo da IAAF. Vamos respeitar as decisões que eles estão tomando em relação à classificação de atletas para os Jogos – disse Bach, negando que atletas russos possam competir sob a bandeira olímpica na Rio-2016:

– Se houver atletas russos classificados, então eles competirão como membros do time da Rússia, porque apenas comitês olímpicos podem classificar atletas para os Jogos Olímpicos. Ao contrário da federação russa de atletismo, o Comite Olímpico Russo não está suspenso – frisou.