Esportes

COI reprova comentários de Hope Solo, que chamou suecas de covardes

O Comitê Olímpico Internacional (COI) está desapontado com comentários que Hope Solo fez após a eliminação nos pênaltis dos Estados Unidos para a Suécia nas quartas de final dos Jogos do Rio. A polêmica goleira chamou as suecas de covardes após o jogo, mas o Comitê adiantou que não dará nenhuma punição disciplinar à atleta.

? É o calor do momento. A paixão fala muito alto, e as pessoas dizem coisas das quais se arrependem depois ? disse o porta-voz do COI, Mark Adams.

Atualmente, o COI analisa que tipo de punição poderá aplicar ao judoca egípicio Islam El Shehaby, que, após perder sua primeira luta por ippon para o israelense Or Sasson, se recusou a cumprimentar o adversário, e ainda tentou sair do tatame sem dar o cumprimento final. No caso de Hope, porém, Adams comentou que não cabe uma punição disciplinar à goleira, mesmo reprovando a postura da americana.

? Se foram estes os comentários, é decepcionantes. Nós só podemos continuar dizendo como atletas devem tratar uns aos outros. As pessoas são livres para dizer essas coisas. Nós não podemos impedir que eles expressem suas opiniões ? acrescentou.

Solo, bicampeã olímpica nos Jogos de Pequim e Londres com os EUA, mostrou-se furiosa depois que as americanas foram derrotadas nos pênaltis pela Suécia nas quartas de final, e classificou as adversárias como um “bando de covardes”.

? Acho que mostramos muito coração. Estávamos atrás por um gol e reagimos. Eu estou muito orgulhosa do time. Mas também acho que nós enfrentamos um bando de covardes. O melhor time não venceu hoje ? disparou a goleira.

Antes de vir ao Brasil com a seleção americana, Solo publicou fotos nas redes sociais vestindo máscara contra mosquito e carregando quantidades industriais de repelente, e logo virou alvo dos torcedores brasileiros, que gritavam a palavra “zika” cada vez que a americana batia um tiro de meta.