Esportes

COI não libera na Rio-2016 delatora de escândalo de doping na Rússia

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou, neste domingo, que a meio-fundista russa Yulia Stepanova não poderá participar da Olimpíada do Rio. Stepanova foi a delatora do escândalo de doping no atletismo do país, e pedia liberação para competir na Rio-2016 como atleta independente, isto é, sob a bandeira olímpica.

LEIA MAIS: COI decide contra banimento da Rússia da Rio-2016

Stepanova havia sido suspensa por dois anos pela IAAF em março de 2013, após ser flagrada em um exame antidoping. Depois disso, decidiu colaborar com a IAAF para expor o esquema de doping enraizado na Federação de Atletismo da Rússia (Araf). A delação de Stepanova acabou levando à suspensão do atletismo russo de competições internacionais, decisão tomada pela IAAF em novembro de 2015.

O COI agradeceu a atleta pela contribuição no caso, mas negou participação justamente devido ao histórico de doping de Stepanova. Ao decidir contra o banimento da Rússia na Olimpíada de 2016, neste domingo, o COI frisou, por outro lado, que seriam vetados nos Jogos Olímpicos todos os atletas russos que já tivessem sido flagrados por doping, mesmo se já tiverem cumprido as respectivas suspensões.

De acordo com o COI, Stepanova e seu marido, Vitaliy Stepanov – antigo funcionário da Agência Antidoping da Rússia (Rusada), e que também contribuiu para delatar o esquema de doping no país – serão convidados para vir ao Rio somente como espectadores dos Jogos.