Esportes

COI fará um pente fino em toda a delegação da Rússia

O calvário da Rússia para disputar a Olimpíada continua. Neste sábado, durante uma reunião do comitê executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), em um hotel na Barra, ficou decidido que toda a delegação ? 266 atletas de 29 modalidades ? do país passará por novo pente fino antes de ser inscrita nos Jogos. O prazo é quinta-feira, véspera da cerimônia de abertura.

A primeira avaliação será feita por um membro do CAS (Corte Arbitral do Esporte, em inglês), que vai analisar novamente todos os atletas russos liberados. Depois, essa lista será enviada a uma comissão independente, criada neste sábado, formada por Juan Samaranch (ex-presidente do COI), Ugur Erdener (diretor da comissão médica do COI) e Claudia Dokel (ex-esgrimista, diretor da comissão de atletas).

MAIS DE CEM JÁ FORAM CORTADOS

Depois do escândalo de doping descoberto na Rússia, o COI determinou que o veto aos atletas ficaria a cargo de cada uma das federações internacionais. A decisão, dada a seriedade do caso, gerou muitas críticas ao comitê. Mas não teria sido pelas reações contrárias que o COI resolveu tomar para si a decisão final sobre a presença ou não do país no Rio.

? Nossas decisões são tomadas baseadas em princípios e não na opinião pública ? disse Mark Adams, porta-voz do COI.

Até o momento, 117 atletas russos foram proibidos de disputar os Jogos.