Esportes

COI está ajudando financeiramente comitê Rio-2016 em problemas de "fluxo de caixa"

60210120_International Olympic Committee president Thomas Bach attends a press conference in Rio.jpgRIO – Em sua primeira entrevista coletiva desde que chegou ao Rio, na última quarta-feira, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, informou que o COI já está ajudando financeiramente o comitê organizador Rio-2016 em problemas de “fluxo de caixa”. O dinheiro serviria para que tudo ocorra bem na realização dos Jogos. Sem entrar em detalhes, afirmou que o Rio-2016 está trabalhando por um “orçamento equilibrado”.

Se o Rio-2016 terminar a Olimpíada com dívidas, elas serão assumidas pelos governos estadual e municipal do Rio. O orçamento do comitê previa iguais R$ 7,4 bilhões de receitas e despesas, mas a dificuldade em atingir a arrecadação prevista em alguns pontos obrigou o comitê a promover pesados cortes nos últimos meses.

As dificuldades de caixa acompanham o comitê há bastante tempo. O próprio presidente Carlos Arthur Nuzman reconheceu em entrevista ao GLOBO que não poderia assegurar que as contas não fechassem no vermelho. A legislação obriga que a prefeitura e governo do estado cubram um eventual rombo orçamentário. O apoio do COI, então, tem como objetivo evitar que dinheiro público seja incorporado à conta do comitê.

– Fomos informados pelo comitê (Rio-2016) e sabemos que eles estão trabalhando para chegar a um orçamento equilibrado. Há desafios do fluxo de caixa, e o COI já ajudou e continua ajudando o comitê organizador para que os Jogos sejam o sucesso que todos queremos – disse o presidente do COI.

Bach coletivaBach ainda falou sobre os problemas na Vila dos Atletas e fez elogios ao legado que o Rio terá após os Jogos.

– Com relação à Vila Olímpica: quando deixei a Europa, havia notícias preocupantes sobre a Vila, por isso decidi ir direto do aeroporto para a vila, na minha chegada. Quando cheguei, conversei com chefes de missão e atletas, e senti a atitude positiva e o ótimo espírito que eles demonstraram. Eles disseram que houve alguns, problemas mas que já estavam sendo resolvidos, e elogiaram muito a vila.

VIOLÊNCIA NO RIO

Perguntado sobre os casos recentes de violência na cidade do Rio, como os arrastões no túnel Rebouças nas últimas duas noites, Bach contou que tem recebido atualizações constantes dos casos na cidade, mas preferiu manifestar apoio às autoridades responsáveis.

– Temos plena confiança nas autoridades de segurança brasileiras. Recebemos relatórios regulares das autoridades, somos informados e o que posso dizer é que temos plena confiança na polícia e nas forças armadas.

POSIÇÃO DE DEFESA EM CASO DE DOPING

Thomas Bach também fez de tudo para defender a posição da entidade no caso dos atletas russos. O fato de o COI não ter optado pelo banimento completo da delegação russa gerou críticas de muitas entidades, como o comitê antidoping dos Estados Unidos. Bach procurou se mostrar amparado por outras entidades do esporte e negou desconforto pelo fato de a situação ainda não ter uma solução a cinco dias da cerimônia de abertura.

BachNo último sábado, uma reunião do comitê executivo do COI, em um hotel na Barra, ratificou que os atletas russos, para poderem competir no Rio, deverão ser aprovados pelas federações internacionais de cada esporte e não poderão já ter sido suspensos por doping. Além disso, a palavra final caberá a uma comissão do COI. Bach foi cobrado pela indefinição da participação de vários atletas, a apenas cinco dias dos Jogos, e defendeu a entidade que preside:

– Não (há culpa do COI por esta situação às vésperas dos Jogos). O COI não é responsável pelo tempo em que saiu o relatório McLaren (sobre o doping sistêmico na Rússia). O COI não é responsável por determinações da Wada não terem sido seguidas (pelos russos). O COI não é responsável por suspensão ou descredenciamento dos laboratórios. Então o COI não pode ser responsabilizado pelo fato de essas coisas estarem acontecendo agora – disse Bach. – Nós temos a pressão do tempo e temos de resolver tudo isso antes dos Jogos. Confio que as pessoas percebam que há dificuldades, que as circunstâncias impõem, e nós estamos fazendo o melhor para proteger todos os atletas limpos.

Sobre a possibilidade de o COI ter sido mais duro com os atletas russos, aprovando o banimento geral do país, Bach disse que a situação é delicada e fez questão de se mostrar respaldado por outras entidades do esporte:

– Você nunca terá 100% de satisfação com uma decisão dessa. Seria estranho se houvesse. é uma decisão não apenas legal, mas também moral. Então, é normal que haja discordâncias. Mas foi aprovada. temos apoio do presidente da Wada, da maioria dos comitê olímpicos nacionais, das federações internacionais dos esportes, de vários atletas – disse Bach. – Você não pode tirar de um ser humano a oportunidade de se defender e tentar provar sua inocência. Nós revertemos o sentido da presunção de inocência. O ônus da prova fica a cargo do atleta – completou.