Esportes

COI diz que 23 atletas testaram positivo para doping em nova análise

Russia Doping Lab-G672O23RI.1.jpg

Um total de 23 atletas de cinco esportes e seis diferentes países testaram positivo para doping numa nova análise feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em amostras colhidas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Com isso, 54 atletas já foram flagrados em novos exames antidoping que estão sendo realizados pelo COI numa tentativa de limpar o esporte olímpico.

DOPING Olimpíadas 18-05

Os nomes dos atletas não foram divulgados, mas todos devem ser banidos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam em agosto.

– Queremos manter os dopados longe dos Jogos Olímpicos do Rio. As novas análises mostram, mais uma vez, nossa determinação em lutar contra o doping – disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Na semana passada, o COI havia divulgado que 31 atletas de seis diferentes esportes poderiam ficar de fora da Rio-2016 porque falharam nas rechecagens feitas em exames dos Jogos de Pequim-2008. Um total de 454 amostras foram analisadas. Outras 265 amostras de Londres-2012 foram reanalisadas, até que foram encontradas substâncias dopantes nos 23 atletas.

De acordo com o COI, as amostras de Pequim mostravam parâmetros anormais. O COI informou que novos casos de doping podem ser divulgados nas próximas semanas.

– Já indiquei uma comissão disciplinar que terá todo o poder de tomar as decisões em nome do COI – afirmou Bach.