Esportes

COI anuncia 31 novos casos de doping de Pequim-2008

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou nesta terça-feira que 31 atletas de seis modalidades e 12 países foram pegos no exame antidoping realizados em amostras coletadas durante os Jogos de Pequim-2008. A entidade afirmou ainda que eles estarão banidos dos Jogos Rio-2016, no caso dos que ainda estiverem em atividade, mas ainda não informou a identidade dos atletas nem as punições detalhadas.

O COI tem adotado a prática de armazenas as amostras coletadas nas principais competições por anos seguintes, para que os exames sejam refeitos quando a tecnologia antidoping já tiver evoluído. Foi o que aconteceu neste caso. Foram re-examinadas 454 amostras coletadas nos Jogos de Pequim. A entidade informou ainda que os resultados 250 de novos testes feitos em amostras coletadas em Londres-2012 serão divulgados ?em breve?.

O diretor-executivo de esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marcus Vinícius Freire, disse que a entidade nacional não foi informada sobre qualquer atleta brasileiro que possa estar entre os 31 punidos.

? A nós não chegou nada, mas ainda não foram identificados os atletas. É a eterna guerra entre as duas indústrias: a farmacêutica do mal, o doping, e a do bem. Quando a tecnologia antidoping avança, é bom que se refaçam testes em amostras antigas, que podem ter encoberto a fraude no primeiro exame.