Cotidiano

Codevel pode ressurgir para atrair investimentos

Cascavel – A readequação da máquina administrativa cascavelense propagada por Leonaldo Paranhos durante a campanha não se limitará ao enxugamento reafirmado no dia da posse. Ainda em estudo, já que alguns órgãos não podem ser simplesmente extintos ou unificados para que o município não corra o risco de perder recursos do Estado e da União, ela poderá resultar na reativação da Codevel (Companhia de Desenvolvimento de Cascavel), criada em 1979 e extinta em 2009.

A intenção foi manifestada por Paranhos ao término da Escola de Governo na qual o secretário João Alberto Soares de Andrade apresentou o diagnóstico da pasta do Desenvolvimento Econômico. “Pelo que eu sei e pelo que eu tenho de informação, ela [Codevel] sempre foi um grande instrumento de desenvolvimento, pois desde que foi extinta, a Secretaria foi se perdendo e teve de absorver essa missão de estimular a expansão econômica e industrial”, justificou o prefeito.

“A Codevel é um instrumento que sempre deu certo e ela pode trabalhar projetos e convênios que a Secretaria [de Desenvolvimento Econômico] tem maior dificuldade de fazer para atrair emprego com rapidez e eficiência”, reorçou Paranhos, para quem a atração de novas indústrias para Cascavel precisa ser precedida da resolução de alguns problemas enfrentados pelas já estabelecidas na cidade.

ESTÍMULO

Ao apresentar o diagnóstico de sua pasta, João Alberto Soares de Andrade disse que a indústria local “precisa ter seu crescimento estimulado” para fazer frente ao desemprego e estimular o desenvolvimento econômico do município. No entanto, relatou que a pasta tem para este ano um orçamento de apenas R$ 792,5 mil para manutenção e criação de novos condomínios e parques industriais, quando a necessidade é da ordem de R$ 12 milhões. “Temos cerca de 200 empresas na fila de espera para se instalar”, revelou.

NOVO CICLO

Leonaldo Paranhos informou ainda que a Escola de Governo, que ontem chegou à sétima edição, entrará em breve num novo ciclo. “Ao fim das apresentações do diagnóstico de cada secretaria [que ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras] vamos voltar aqui e mostrar o que já foi feito”.