Esportes

COB minimiza meta de medalhas não alcançada e valoriza número de finais

RIO – Num balanço do desempenho do Time Brasil nos Jogos do Rio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) avaliou nesta segunda-feira de forma positiva a participação dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos, apesar de o Brasil não ter conseguido atingir a meta de ficar entre os dez primeiros no quadro de medalhas. Na conta por total de medalhas, o Brasil ficou em 13º, com 19, enquanto o Canadá foi o 10º, com 22.

Em relação a Londres-2012, o Brasil conquistou apenas duas medalhas a mais, o que representou um dos menores crescimentos de um país-sede na história dos Jogos, abaixo do que fizeram as nações que receberam as últimas edições dos Jogos.

Reconhecendo que a meta não foi atingida, o COB exaltou dois fatores positivos da participação brasileira: o grande número de modalidades que conseguiram medalhas (12) e a quantidade de equipes ou atletas que terminaram em 4º ou 5º lugares nos seus esportes (19, segundo o COB).

– A meta, de sair do 17º (em Londres) para o 10º lugar, era ousada, mas ficou provado que era factível, nós ficamos a três medalhas só. A diferença para outros países é que eles investem há mais tempo. A Lei Piva é de 2002, a Lei do Incentivo ao Esporte de 2007… A quantidade de 4º e 5º lugares mostra que o caminho é certo – disse Marcus Vinicius Freire, superintendente-executivo do COB. – Faltaram três medalhas para o top 10. O Canadá cresceu quatro medalhas em relação a Londres, foi bem.