Esportes

COB assina termo de compromisso contra abuso e assédio no esporte

Rio de Janeiro – O presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Paulo Wanderley, assinou nesta semana o esperado Termo de Compromisso para Ações de Prevenção ao Abuso e Assédio Sexual e Moral no Ambiente Esportivo. A assinatura foi realizada em reunião de trabalho com o Ministro do Esporte, Leandro Cruz, e os presidentes das Confederações Brasileiras Olímpicas. O Ministério do Esporte aproveitou a ocasião para apresentar a Cartilha de Governança em Entidades Esportivas, lançada no início de abril.

A assinatura do Termo de Compromisso para Ações de Prevenção ao Abuso e Assédio Sexual e Moral no Ambiente Esportivo faz parte do Programa de Integridade do COB e se deu às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ontem).

“As ações propostas têm por objetivo a preservação da dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais, tais como a liberdade, a intimidade, a vida privada, a honra, a igualdade de tratamento e o direito a um bom ambiente de trabalho, e de prática esportiva, sadio e seguro”, declarou o presidente do COB, Paulo Wanderley. “Assim como o COB assumiu o compromisso público de desenvolver ações efetivas para prevenção do abuso e assédio sexual no ambiente esportivo, solicito que as confederações também se engajem como forma de adesão para um trabalho em conjunto com o COB”, completou o presidente do COB.

Cartilha

Além do Termo de Compromisso, o COB elaborou uma cartilha, que foi distribuída aos presentes na reunião com informações e orientações para a prevenção do assédio sexual e moral no ambiente esportivo. Outra ação prática do COB neste sentido é a criação do Canal de Ouvidoria e Ética do COB, que estará aberto a partir de terça-feira (22) para receber relatos de denúncias, reclamações e sugestões não apenas ligadas a questões de assédio e abuso.