Cotidiano

CNT: crise diminuiu faturamento de seis em cada dez transportadoras

BRASÍLIA – A crise econômica e política que o Brasil atravessa afetou negativamente o mercado de transportadoras do país. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), 60,1% das empresas analisadas acumulam em 2016 um faturamento menor do que o registrado no ano passado. Além disso, 58,8% das transportadoras diminuíram o volume de viagens realizadas. Os números indicam um reflexo do aumento do custo operacional para o mercado: 74,6% dos entrevistados se queixaram do encarecimento dos principais insumos para o funcionamento dos serviços.

A crise também afetou o volume de veículos em circulação e de mão de obra ligados às transportadoras. Cerca de 40% das empresas do setor reduziram o número de veículos em operação neste ano, resultando na dispensa de 52,4 mil trabalhadores. A redução do quadro de funcionários se intensificou nos últimos seis meses para seis em cada dez empresas ouvidas.

A expectativa do mercado é que no ano que vem haja uma recuperação na receita bruta em virtude de uma melhora no desempenho econômico do país. Mas, segundo a pesquisa, a maioria dos empresários (49,3%) acredita que a retomada do crescimento econômico brasileiro será percebida apenas em 2018.

A crise política brasileira que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff também afetou negativamente o mercado de transportadoras. Segundo a pesquisa, o impacto da crise política impactou o cenário econômico o suficiente para atingir as atividades de 90,7% dos entrevistados.

Para 83,5% dos empresários, a participação de investidores internacionais em novas concessões do setor de transportes é necessária. Na última sexta-feira, o governo federal publicou no Diário Oficial da União a Medida Provisória 752/2016 que permite a renovação antecipada de contratos em troca de novos investimentos e relicitação de ativos em casos onde os contratos não estão sendo cumpridos pelas concessionárias.

Na Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2016, a CNT ouviu 795 empresários ligados ao transportes rodoviários, ferroviários, metroviários, urbanos, aquaviários e aéreos.

*Estagiário, sob supervisão de Eliane Oliveira