Esportes

Cmeis: Reorganização resulta em 1.252 vagas à educação infantil

Nos primeiros quatro meses de 2017, 1.252 crianças de 0 a 4 anos de idade saíram da fila de espera para uma sala de aula em Cascavel, fruto de uma medida simples. Com a reorganização do sistema foi possível matricular novos alunos e, ainda, programar a abertura gradativa de mais vagas até o fim deste ano, quando se espera zerar a fila em alguns bairros. Até o fim deste ano serão criadas 887 novas vagas, sendo que dessas 372 estão programadas para maio e junho.

Atualmente a secretaria tem, ainda, 850 vagas em aberto na pré-escola (Pré I e II) para alunos de quatro e cinco anos de idades, com matrícula obrigatória em escolas e cerca de 85 em Cmeis. Nos próximos dias fará um chamamento de mais 179 vagas (Berçário, Maternal I e II e Pré I) em Cmeis, em vários bairros da cidade, conforme o detalhamento apresentado pela secretária de Educação, Márcia Baldini, nesta segunda-feira na retomada da Escola de Governo, Gestão Eficiente, implantada pelo prefeito Leonaldo Paranhos para troca de informações entre as secretarias.

Além de enfatizar a solução para a falta de vagas e os demais avanços nesse período, Márcia detalhou várias conquistas, como a retomadas de obras que estavam paradas havia mais de dois anos, licitação dos uniformes com um desconto superior a 40% na semana passada, planejamento até 2020 para a construção de pelo menos quatro novas escolas, oito Cmeis, reformas ampliações e licitações também da merenda e do material escolar em sistema de pregão eletrônico, entre outros avanços que estão sendo possíveis com a abertura de diálogo com a comunidade escolar. O gabinete aberto da educação, por meio do qual a secretária e o prefeito ouvem diretores, professores e pais já atendeu 24 unidades escolares, sendo que após as reuniões estão ocorrendo visitas in loco para averiguar os problemas.

"Sabemos onde queremos chegar. Temos rumo. Temos planejamento. Todos estão envolvidos neste projeto de fazer o melhor para Cascavel com transparência e economia. Tínhamos um desafio grande quando assumimos, mostramos o que encontramos e tinha uma grande expectativa com esta nova fase, por conta desta prestação de contas do que estamos fazendo e planejando, porque improviso é perda de tempo e de dinheiro", enfatizou Paranhos, lembrando que "já sabemos o que faremos na educação até 2020 e o gabinete aberto tem mostrado o que temos para fazer. Algumas ações ocorrem no mesmo dia, quando são medidas emergenciais e que podem solucionar de imediato".

PARCERIA

Ao abrir a Escola de Governo desta manhã, um convênio assinado com a Sanepar garantiu o fim de um problema que vem causando muitos transtornos à comunidade escolar em Cascavel: o mau cheiro e o perigo com as antigas fossas. Pela parceria, a Sanepar se comprometeu em agilizar a ligação de esgoto na parte interna de 26 unidades escolares municipais e solucionar esta demanda que levaria pelo menos mais seis meses de trabalho, mas que segundo a gerente regional da Sanepar, Rita Camana – que representou no ato o gerente geral da Companhia, Renato Bueno – estará solucionado até o dia 15 de junho, é que o prazo estimado para conclusão dos serviços.