Cotidiano

Clubes de Rotary se unem para combater a hepatite

O Projeto Heptatite Zero é desenvolvido no mundo todo

Clubes de Rotary se unem para combater a hepatite

Os clubes que formam a Família Rotária de Cascavel estão mobilizados numa ação de combate a hepatite. Trata-se do projeto Heptatite Zero, desenvolvido no mundo inteiro pelo Rotary por um Grupo de Ação Rotário específico.

As ações vão desde disseminação de informações sobre a doença, campanhas de conscientização e realização de mutirões de testagens do vírus Hepatite C. Se diagnosticada precocemente, a doença tem cura.

Por conta disso, os rotarianos de Cascavel farão mutirão para realização do teste gratuito em datas e locais diferentes. O teste é muito fácil e rápido, basta uma picada no dedo para coletar uma amostra de sangue. O diagnóstico sai em poucos minutos.

Os testes em Cascavel começaram no último domingo (21) na Feirinha da Praça Wilson Joffre. Nesta quarta-feira (24) serão realizados das 8h às 12h, na Uopeccan. E, no próximo sábado (27), na feirinha ao lado da prefeitura, no mesmo horário.

A doença

Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais matam duas vezes mais do que a Aids.

Mas existe luz no fim do túnel. Recentemente, a ciência chegou a um consenso: o de que as hepatites virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. Só que, para que isso aconteça, é preciso uma mobilização mundial e a conscientização das pessoas para diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes de ocorrerem os danos que ela acarreta ao fígado.

Mais de 80% dos casos graves de doenças do fígado – como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado – são provenientes das hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados.

É essencial saber que a hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata.