Esportes

Clube que contratou filho de Lula tem presidente com nome de músico e ex-goleiro da seleção

Com passagens por São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians, o filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrará uma realidade bem diferente no seu novo desafio no futebol. O preparador físico Luiz Lula da Silva Júnior, de 31 anos, foi anunciado na quarta-feira como novo contratado do Juventud de las Piedras, pequeno clube do futebol uruguaio que tem poucos feitos no futebol local e poucos jogadores conhecidos no futebol.

As curiosidades do clube localizado na pequena cidade de Las Piedras, de pouco mais de 70 mil habitantes, começam pelo nome do presidente que posou ao lado de Luiz Cláudio na ocasião da sua contratação. Yamandu Costa tem o mesmo nome do violonista e compositor brasileiro. Foi ele quem anunciou a nova contratação a partir de um programa chamado pelo dirigente de ?inovador?. Segundo Yamandu, o filho de Lula trabalhará sob um ?conceito progressista de formação de atletas?.

Além de ter um presidente com nome de músico famoso, o Juventud de las Piedras tem um jogador conhecido e com passado no futebol europeu no seu elenco. O veterano goleiro Fabián Carini, de 36 anos, está no clube desde 2014 e já fez 62 partidas com a camisa dos Canarios, um dos apelidos do time uruguaio.

Antes de defender o Juventud, Carini teve passagens pelo futebol italiano, onde defendeu Juventus, Inter de Milão e Cagliari e pela Bélgica, onde jogou pelo Standard de Liège. Carini também jogou no Brasil entre 2009 e 2010, quando esteve no Atlético-MG. No Uruguai, o goleiro jogou no Danúbio e no Peñarol. Seu clube anterior Juventud foi o Deportivo Quito, do Equador. Carini defendeu ainda a seleção uruguaia em 74 jogos e foi vice-campeão da Copa América de 1999.

POUCOS TÍTULOS

Com uma Copa da Itália conquistado pela Inter de Milão, Carini é um jogador com mais títulos do que o seu próprio clube, que ainda não comemorou nenhum troféu na elite do futebol. O clube tem apenas um título da terceira divisão do Uruguai, em 1995, e outro da segunda divisão do Uruguai, em 1999.

lulinha1.jpg

Este título, alás, foi um feito na história do futebol uruguaio. Pois foi o primeiro de um clube do interior do Uruguai na Série B local. Mas desde então, o Juventud de las Piedras alternou rebaixamentos com passagens pela elite uruguaia. Foi rebaixado em 2003, subiu em 2007, rebaixado novamente, mas retornou em definitivo em 2012.

Na temporada 2014-15, o clube conseguiu outro feito para uma equipe do interior. Com uma boa campanha no futebol uruguaio, se classificou para disputar a sua primeira Copa Sul-Americana. O time jogou o torneio no ano passado. A experiência durou apenas quatro jogos. O Juventud passou pelo Real Potosí, da Bolívia, mas foi eliminado na segunda fase pelo Emelec, do Equador.

A imprensa uruguaia destacou que Luís trabalhará nas categorias de base do clube, nos setores de coordenação de treinamentos e de programas sociais. O presidente Yamandu Costa disse que a contratação foi possível graças ao vínculo entre o clube e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), da ONU.

– O Juventud vem desenvolvendo um programa inovador no futebol uruguaio, com forte investimento na infraestrutura e trabalho em valores – disse o cartola, que garante que os jogadores da base têm ?zero por cento de evasão escolar? graças a um programa de desenvolvimento do Ministério do Interior do Uruguai que o clube diz seguir.

– Buscamos que eles aprendam o futebol e a viver do futebol, mas também procuramos formá-los para a vida. Tanto para aqueles que tornam-se atletas profissional, quanto para aqueles que não chegam a ser (atletas) – explicou o dirigente ao site ?Montevideu.com.uy?.

Em entrevista ao portal Ecos, do Uruguai, o filho de Lula contou que havia sido convidado inicialmente para passar uma semana no Uruguai. Até que foi convidado para trabalhar no clube.

– Conheci a infraestrutura do clube, os jogadores e a comissão técnica. Fiquei surpreso com as instalações e o compromisso que o clube tem. Tudo me pareceu bom. Estamos considerando as possibilidades de viver aqui ou continuar no Brasil, viajando frequentemente.

Ele contou que o objetivo do clube é ?a formação integral do atleta?, pois o programa de estudos do clube exige que os jovens não abandonem a escola.

– Estou aqui para ajudar o Juventud tanto profissionalmente quanto na parte social – disse.

O Juventud de las Piedras Parque Artigas, com capacidade para 5,5 mil espectadores. No ano passado, o clube ficou em sexto lugar no Campeonato Uruguaio. Atualmente, o time está na sétima posição na liga do Uruguai. Em oito jogos, marcou 12 pontos. Os líderes são Danúbio e Nacional, com 18.