Cotidiano

Clube da Poesia de Toledo comemora 10º aniversário

Organização é uma forma de incentivar a produção e a leitura de poesia

Toledo – O Clube da Poesia de Toledo comemora neste domingo (27) o seu décimo aniversário de fundação, com reunião festiva, sarau especial e participação de poetas e poetisas associados e convidados especiais, na residência da presidente da entidade, professora e poetisa Edy das Graças Braun.

Criado no dia 27 de agosto de 2007, o Clube da Poesia reúne mais de 50 poetas, escritores e apreciadores das artes de escrever, interpretar, declamar ou apenas ler bons poemas e belas prosas, da cidade e região. 

O clube realiza Saraus de Poesias de Natal e do Dia das Mães, reuniões mensais e outros eventos, como oficinas, palestras e minicursos sobre literatura, poesia e outras atividades artístico-culturais, em colaboração com as Secretarias Municipais de Cultura e da Educação. 

Entre as realizações literárias do clube esteve o lançamento de Antologia Poética em 2012 e da Coletânea Poética 2016, com ambas as obras reunindo poemas e versos de associados.

Dentre os projetos de médio e longo prazo estão levantamento de poetas de Toledo e região, varais em logradouros e prédios públicos, bibliotecas públicas, instituições de ensino superior e eventos comunitários, produção de materiais de divulgação, busca de maior apoio do poder público, entidades e empresas privadas e formação de grupos de apreciadores da poesia.

DIRETORIA

A atual diretoria, reeleita e empossada em 2016, em reunião realizada na Biblioteca Pública Municipal, tem a seguinte composição: presidente, Edy das Graças Braun; 1º vice-presidente, Albano Bracht;  2ª vice-presidente, Luiz Alberto Martins da Costa; 1º secretária, Malgarete Frasson; 2ª secretária, Neida John Pitt;  1ª tesoureira, Helga Ivoní Viezzer;  2ª tesoureira, Ana Welter; diretora do Departamento Infanto-Juvenil (Clubinho), Cleonice Alves Lopes Flois; Conselho Deliberativo – Membros Titulares: Lucrecia Welter Ribeiro, Antonio Ruiz Marques, Luiz Carlos Salamí, Alaídes Lescano Dantas e Rafael Bönemann; Membros Suplentes: Juraide Fátima Alves Rodrigues, Wilmo Barcellos Marcondes, Marcelo Soares, Lucas Felipe Batista Bispo e Míriam Krenczynski.

A entidade tem como madrinhas e grande incentivadoras a bibliotecária Nancy Futagami e a professora Bernardete Barth Calleya. 

Sede e atendimento

O Clube da Poesia de Toledo tem como sede provisória a Biblioteca Pública Municipal de Toledo, onde realiza reuniões e oficinas literárias para associados e convidados, no último sábado de cada mês, às 16h. Também na Biblioteca Pública Municipal realiza oficinas de poesia abertas à comunidade, nas terças-feiras, das 9h às 10 e das 15h às 16h.