Cotidiano

Clima: Simepar alerta para risco de temporais no fim de semana

Instituto prevê que essas condições climáticas poderão ocorrer até domingo

Cascavel – O mês de novembro ficou para trás, porém algumas características de como foi o clima ainda permanecem para esta primeira semana de dezembro. O clima instável, cinzento, de pouco sol e muita chuva vai continuar pelos próximos cinco dias na região Oeste do Paraná.

De acordo com a previsão do Simepar (Instituto Meteorológico do Paraná), há condições de temporal em Cascavel que se estende até domingo. A razão disso é por conta da fronteira com a Argentina e Paraguai, onde já há instabilidade e chuva forte.

“Há previsão de tempestade, com bastante incidência de raios, ventos fortes, e inclusive a possibilidade de granizo não está descartada. É um alerta, é importante ficar atento”, comenta o meteorologista Reinaldo Kneib.

Segundo ele, as condições estão propícias para a formação de tempestade, com o clima muito quente e úmido, fatores fundamentais para esse tipo de fenômeno.

Vale lembrar que o Simepar já tinha alertado que a primavera seria bastante chuvosa. Somente no mês de novembro, a região Oeste acumulou 334 milímetros de chuva, ficando atrás apenas da região Noroeste, com 428 mm. No próximo dia 22, a primavera acaba e dá espaço para o verão, outra estação conhecida pelo regime intenso de chuvas. 

Para o restante da semana a previsão, além de chuva forte, é de temperaturas altas, com mínima de 19ºC e máxima de 30ºC.