Cotidiano

Clima: Frente fria traz vendaval e prejuízos

A frente fria que provocou vendavais no Rio Grande do Sul e mortes em Santa Catarina alterou severamente o clima também no Paraná na madrugada de ontem. Diversas regiões do Estado foram atingidas por chuva forte e rajadas de vento com velocidades de até 81 quilômetros por hora. Cerca de 300 mil moradias, mais de 70 mil delas em Curitiba e cidades da região metropolitana, ficaram sem energia. No Oeste foram cerca de dez mil moradias atingidas. Houve destelhamentos, queda de árvores e galhos, alagamentos e interrupção de abastecimento de água, mas não há registro de feridos no Paraná.

Meteorologistas explicam que os temporais resultam da chegada de uma frente fria que reduziu as temperaturas no Sul do País. A previsão é de que elas fiquem ainda mais baixas hoje, com mínimas abaixo dos dez graus centígrados nas regiões de Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel. Temperaturas ainda menores, na casa dos cinco graus, deverão ser registradas nas primeiras horas desta quinta-feira em União da Vitória, Francisco Beltrão e Pato Branco, no Sudoeste. Há previsão de que a instabilidade siga pelas próximas horas e existem riscos de novas ocorrências de vendavais, principalmente na faixa norte paranaense, próximo à divisa com São Paulo.

Estragos

Houve destelhamento de casas em cidades como Candói, Mallet, São Mateus do Sul, Apucarana, Pinhão e São José dos Pinhais. Os estragos mais consideráveis ocorreram na Linha Baggio, interior de Saudades do Iguaçu, no Sudoeste. Lá, três casas e dois aviários foram bastante afetados pela força do vento. Na Vila Portes, em Foz do Iguaçu, houve alagamentos. O Rio Boicy transbordou e atingiu algumas casas. Equipes da Copel, da Defesa Civil e das prefeituras agiram rápido e boa parte dos estragos, em todas as regiões do Paraná, já foi consertada.

Sem energia

A queda de árvores, que atingiu redes de transmissão de energia, deixou sem eletricidade vários bairros de Curitiba, Mandirituba, Tijucas do Sul, Guaraqueçaba, Araucária, Piraquara, Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Campo Largo. As regiões Oeste, Norte, Sudoeste e dos Campos Gerais também foram afetadas. O abastecimento foi normalizado em praticamente todos esses pontos ao longo da quarta-feira.

 

Vento de até 81 km/h

Segundo o Simepar, a madrugada de quarta-feira registrou rajadas de vento de até 81 km/h, em Curitiba. Em cidades do Oeste, como em Cascavel, os ventos passaram dos 70 km/h. Na avenida Brasil, no bairro São Cristóvão, um poste não resistiu e quebrou.

O volume de chuva também foi expressivo, principalmente em cidades da região. Em Cascavel, foi de 75 milímetros e em Foz do Iguaçu de 50. Moradores do distrito de Juvinópolis ficaram temporariamente sem água devido à falta de eletricidade no poço que abastece a comunidade.

Mortes em Santa Catarina

O registro trágico da frente fria que chegou aos estados do Sul ocorreu em Itajaí, no litoral de Santa Catarina. Três irmãos, com idades de 3, 10 e 16 anos, morreram durante temporal na madrugada de ontem. A mãe, com medo de destelhamento, pegou os filhos e saiu de casa durante o vendaval. Eles foram eletrocutados ao pisar em uma poça atingida por um fio energizado. Um poste não resistiu à força do vento e caiu, espalhando os fios. A única sobrevivente é a mãe das crianças, que está grávida.