Cotidiano

Clima favorece colheita de soja e plantio do milho

A área dedicada ao cultivo na safra 2016/2017 no Paraná chega perto de 500 mil hectares

Cafelândia – Para não perder tempo e aproveitar previsões favoráveis muitos produtores iniciam a colheita da soja seguida da semeadura do milho segunda safra. É o caso do associado Alex Bertoti, de Cafelândia, que está com ótimas expectativas de altas produtividades, para as duas culturas. “O tempo ajudou muito e espero colher mais de 180 sacas de soja por alqueire. Além disso, procuro realizar manejos diferentes para conseguir melhores resultados de produção”, explica Alex. A área dedicada ao cultivo na safra 2016/2017 no Paraná chega perto de 500 mil hectares.

Alex destaca a assistência técnica da Cooperativa que auxilia no planejamento da semeadura até a colheita, sempre alinhada a informações técnicas obtidas por meio de pesquisas e estudos desenvolvidos no Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol. “Todos os anos surgem novidades e tecnologias ainda mais avançadas para que possamos utilizar em nossas atividades. Precisamos optar por alternativas que possibilitam aumentar a qualidade do solo e a produtividade”, diz Alex.

Milho

Outros fatores precisam de atenção no momento da semeadura do milho, informa o gerente técnico Fernando Favero. Entre eles estão distribuição e espaço entre as sementes. “É preciso distribuí-las de forma adequada para que as plantas possam emergir de maneira uniforme, dentro da população recomendada para cada hibrido, além de ajustes de população e regular a adubação e a profundidade das sementes. Esses são fatores que fazem a diferença e aumentam o potencial produtivo”, diz Fernando.

Pragas

Outra orientação da equipe técnica da Copacol é sobre o manejo de pragas durante a safra de inverno, época em que é comum aumentar casos de percevejos barriga-verde. Por isso, os produtores precisam adotar manejos que garantam o controle dessas pragas na cultura do milho.