Cotidiano

Clima agressivo em debate no Rio contrasta com reações da plateia

RIO ? Foi um dos debates mais agressivos da história recente das eleições do Rio, com uma troca de acusações, resvalando nos xingamentos, por 30 minutos seguidos no primeiro bloco e, ao mesmo tempo, uma das platéias mais comportadas dos últimos tempos. No estúdio montado pela RedeTV na sala de convenções de um hotel da Barra, a agressividade de Crivella e Freixo foi tanta, especialmente no início, que pareceu assustar inclusive os aliados presentes ao salão.

Houve um momento de gritos e aplausos do grupo de Crivella, e a mesma reação dos partidários de Freixo, na pergunta seguinte, o que motivou a apresentadora Mariana Godoy a ameaçar de expulsão quem se manifestasse com barulho.

A partir daí, houve risos, como quando Crivella se confundiu ao dizer que o ex-vereador Deco “não tinha ficha limpa” (queria dizer ficha suja) ou quando citou a ativista Sininho como integrante do “Planeta Freixo”. Quando o adversário fazia acusações mais duras, Freixo mantinha o semblante franzido, com ar sério. Já Crivella permanecia sem expressar reações, e recorria mais vezes ao copo d’água abaixo da mesa.

No fim do primeiro bloco, aliados de Freixo como os vereadores Tarcisio Motta e Marielle Franco festejaram a postura assertiva do candidato no debate. Freixo havia sido criticado por uma atitude supostamente morna no debate anterior.

Na plateia, aliados de Crivella riram quando Freixo disse ser contra a violência. No momento em que Crivella disse que não chamaria Freixo de canalha, o presidente do PRB, Eduardo Lopes, vibrou: “É isso aí!”. Nervosa, a chefe do gabinete do senador Margarett Cabral repetiu “meu Deus!” três vezes.

Após Crivella perguntar a Freixo onde estava o dinheiro da viúva de Amarildo, Lopes reagiu com um “que beleza” e “ele (Crivella) fez a pergunta que eu queria!”. Após Freixo ligar o senador ao aliado e ex-governador Anthony Garotinho, Lopes exclamou “Eu não sabia que o Garotinho tinha ido para o segundo turno”. Outro aliado de Crivella disse “tem que desenhar?!”.

Após Freixo ser questionado sobre os ataques do PSOL contra o ex-primeiro ministro de Israel, o presidente do PRB exclamou: “Até que enfim”.

Em lados opostos, os vereadores eleitos Tarcísio Mota (PSOL) e Paulo Messina (PROS) se cumprimentaram no intervalo e trocaram impressões sobre as propostas de educação dos candidatos.

A equipe de Crivella demonstra preocupação nos momentos em que Freixo usa o livro “Evangelizando a África” para atacar o rival. Antes do debate, aliados de Crivella procuraram minimizar as revelações do livro e disseram que o caso não afetou a rejeição de Crivella nas pesquisas internas. Uma assessora da campanha do senador monitora por telefone o impacto dos comentários sobre as reações de internautas ao debate nas redes sociais.