Esportes

Cleveland Cavaliers conseguem título inédito na NBA

EUA – Em uma partida decidida a 53 segundos do fim em uma bola de três pontos de Kyrie Irving, os Cleveland Cavaliers conseguiram o seu primeiro título na história ao vencer os Golden State Warriors, campeões da temporada anterior, por 93 a 89. Foi a primeira vez na história que um time que perdia por 3 partidas a 1 na fase final da NBA conseguiu sair com o título.

O nome da partida e da série final foi LeBron James, que fez um triplo-duplo, conseguindo números de mais de dois digitos em três estatísticas. Foram 27 pontos, 11 rebotes e 11 assistências, mas talvez o que ficará para a memória serão os três espetaculares tocos que deu, um deles em Stephen Curry, estrela dos Warriors. Foi a sexta final seguida de LeBron, que tinha dois anéis de campões pelo Miami Heat.

O primeiro tempo foi equilibrado e sem que nenhuma das estrelas dos dois times se escondessem, embora Klay Thompson não tenha tido bom desempenho da linha dos três pontos. O equilíbrio pode ser medido pelos números. No primeiro tempo, que terminou 49 a 42 para os donos da casa, os times se revezavam treze vezes na liderança.

A maior vantagem do primeiro tempo, de sete pontos, veio em uma cesta do brasileiro Leandrinho a dois minutos do fim. O principal jogador até ali era o ala Draymond Green, a “terceira estrela” do time. Ele marcou 21 pontos, acertando todos os cinco arremessos de três pontos que tentou. Para completar, ele ainda conseguiu seis rebotes e deu cinco assistências.

Se os Warriors acertavam a mão de longa distância, os Cavalieres eram um desastre neste quesito. No primeiro tempo, foram 14 arremessos para um único acerto. O que mantinha o equilíbrio da partida era LeBron. Foram 12 pontos, oito rebotes e cinco assistências nos dois primeiros quartos.

A cinco minutos do fim do segundo quarto, Curry tomou um toco de LeBron. Depois, eles bateram bocas e foram contidos pelo juiz. Na sexta partida da série, também após um toco de LeBron, Curry perdeu a cabeça, fez faltas e foi expulso pela primeira vez em sua carreira.

Após o intervalo, os Cavaliers conseguiram tirar os sete pontos e empatar o jogo em apenas três minutos. Logo depois, Curry parecia acordar de vez na partida. Deu um toco em JR Smith e na sequência fez cinco pontos seguidos. O terceiro quarto terminou com a vitória dos Warriors por um ponto: 76 x 75.