Cotidiano

Clérigo diz que tentativa de golpe na Turquia pode ter sido encenada

FILES-US-TURKEY-POLITICS-GULEN-GSE2QIC67.1.jpgISTAMBUL ? O clérigo radical Fethullah Gülen, acusado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan de organizar a tentativa mal-sucedida de golpe, disse neste sábado que a intervenção militar pode ter sido, na verdade, uma grande encenação. turquia1607

? Há uma pequena chance, há a possibilidade de ter sido um golpe encenado ? disse Gülen na Pesilvânia, nos EUA, onde ele mora. ? Tudo com o objetivo de poder fazer acusações formais.

O clérigo destacou ainda que a democracia não pode ser alcançada através da intervenção militar, e pediu à população turca que não enxergue a tentativa de golpe de forma positiva. Ele também criticou o governo de Erdogan:

? Pelo jeito, eles não toleram qualquer movimento, nenhum grupo, nenhuma organização que não esteja sob o seu controle.

Mais cedo, Erdogan realizou um discurso em Istambul, no qual pediu que o governo americano extradite Gülen, a quem culpa pela tentativa de retirá-lo do poder.

Erdogan quer que ele volte à Turquia para enfrentar as acusações. No discurso, disse que, se os EUA e a Turquia forem realmente aliados, então Barack Obama ajudará na extradição de Gülen, de 75 anos, que se mudou para os EUA em 1999, depois de ter sido acusado de traição na Turquia.