Cotidiano

Clarissa Garotinho tem pedido de expulsão do PR por votar contra PEC

BRASÍLIA – O Conselho de Ética e a Executiva nacional do PR receberam nesta terça-feira representação de autoria do deputado Vinícius Gurgel (PR-PI) para instauração de processo disciplinar com pedido de expulsão contra as deputadas Clarissa Garotinho (PR-RJ) e Zenaide Maia (PR-RN) por terem afrontado fechamento de questão da direção do partido e votado contra a PEC 241, do teto de gastos públicos aprovada ontem em primeiro turno. A representação atinge também o deputado Silas Freire (PR-PI), que se absteve na votação.

A expulsão partidária, segundo a assessoria do PR, está prevista no estatuto da legenda e na resolução administrativa 010/2016, por desobediência ao fechamento de questão favorável a PEC 241.

Segundo nota divulgada pela assessoria do PR, a situação de Clarissa foi agravada pela publicação de um vídeo em sua página no Facebook, pregando contra a PEC apoiada pelo partido ?mesmo conhecendo o risco da punição prevista nos artigos 45 e 48, ratificadas em resolução comunicada à bancada federal?.

No vídeo postado pouco antes da votação, Clarissa Garotinho faz duras críticas não só a PEC 241, mas ao governo Michel Temer, que diz ser ?muito cruel? por retirar recursos da saúde e educação, e comprometer o futuro das próximas gerações.

?A PEC do teto dos gastos tem um nome muito bonito, mas pouca gente sabe o impacto que vai causar ao Brasil?, diz Clarissa no vídeo, completando que a política dos próximos 20 anos visa juntar dinheiro para pagar juros da dívida e ?compromete uma geração inteira?. Ela ainda criticou o fato de o governo estar gastando muito com propaganda.

?Isso é a prioridade do governo brasileiro? É incoerente?, diz Clarissa, dizendo que o caminho para sair da crise é o governo fazer uma boa gestão e gastar melhor.

A nota do PR diz que a decisão do Conselho de ética não produz consequências imediatas mas, desde já, os parlamentares arrolados serão substituídos em suas funções de representação partidária no Congresso, inclusive nas Comissões Permanentes. Clarissa é vice-Líder do PR, e seu pai, Anthony Garotinho é presidente do PR no Rio de Janeiro.

A assessoria de Clarissa Garotinho informou que ela só irá se manifestar depois de ser notificada pelo partido.