Cotidiano

Ciro Gomes: ?Vou pensar cem vezes antes de decidir a candidatura à presidência?

FORTALEZA ? Em sua primeira aparição pública esta semana ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que tenta a reeleição neste domingo, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, afirmou que pensará ?cem vezes? antes de decidir se será candidato à presidência da República em 2018. Mas, se mostrou disposto a embarcar na missão caso entenda que o país ?precisa? de sua militância.

? Eu cumprirei a tarefa que o PDT me der, mas vou pensar cem vezes antes de decidir a candidatura à presidência da República. Porque o que espera uma candidatura de um homem como eu, que pensa o que penso, que fala o que eu falo, e que confronta os poderes que tenho confrontado ao longo da minha vida, é praticamente uma tarefa inumana. E eu não quero perder a minha humanidade por nenhuma ordem de serviço. Mas, se eu entendo, como nesse momento estou entendendo, que o Brasil precisa da minha militância, da minha experiência, de 36 anos de vida pública limpa, o Brasil contará comigo ? afirmou ao GLOBO.

Ciro tem aproveitado as eleições municipais para viajar pelo país e tentar dar capilaridade à sua eventual candidatura em 2018. Ao lado do presidente do PDT, Carlos Lupi, ele já esteve em diversos municípios de dez estados nas últimas semanas.

Em Fortaleza, Ciro apoia a reeleição de Roberto Cláudio. O prefeito é um próximo aliado dos irmãos Ferreira Gomes e tem os seguido nas constantes e mais recentes mudanças de partido, do PSB para o PROS e, agora, no PDT. O ex-governador disse acreditar que Roberto Cláudio estará no segundo turno da disputa na capital cearense e justificou sua ausência e de seu irmão, Cid Gomes, durante a campanha, pelo fato de, hoje, Roberto Cláudio já ser conhecido da população.

? A esperança que tenho é que ele vai para o segundo turno liderando a votação. Nós dividimos as tarefas porque o grande líder em Fortaleza chama-se Roberto Cláudio. Da outra vez era necessário uma presença nossa para apresentá-lo, na medida em que ele era o presidente da Assembleia, mas não era tão conhecido ainda pela vocação de administrador. Hoje, ele é o melhor prefeito de capital que o país tem, rivalizando só com o prefeito de Salvador ? disse.