Educação

Círculo de debates sobre formas de prevenção às drogas

Atividade foi realizada no Colégio Estadual Ieda Baggio Mayer em Cascavel

O círculo de debates sobre as formas de prevenção às drogas foi levado ao Colégio Estadual Ieda Baggio Mayer em Cascavel na terça-feira (26).

Os professores, com auxílio da equipe pedagógica e sob a coordenação da direção, realizaram debates nos três períodos de aulas, guiados por material que ajudou a pensar a problemática das drogas na sociedade e sobre seus efeitos danosos à vida e à saúde da população.

Cerca de 500 alunos participaram do projeto piloto que pretende debater periodicamente o tema apresentando relatos, discutindo ideias e ampliando a possibilidade de formar multiplicadores que disseminem a ideia da cultura da prática de atividades saudáveis e de um modo de vida adequado com o pleno desenvolvimento do ser humano na sociedade, afastando-o das drogas e do consumo de elementos nocivos.

Os estudantes realizaram leitura de textos sobre o tema, assistiram a vídeos e concluíram a atividade com uma agradável conversa em forma de roda de debate expondo opiniões e sugestões para combater esse mal.

As atividades fazem parte do programa Junho Paraná sem Drogas e estenderão o tema à comunidade escolar com o intuito de ampliar o debate e formar multiplicadores de boas ideias no combate às drogas.

A expectativa é de que projeto continue, ao menos uma vez por mês, e que as famílias acessem os materiais e auxiliem membros da comunidade que sofrem com a dependência de substâncias químicas, além de prevenir a entrada de jovens no mundo das drogas.

Reforço

O NRE (Núcleo Regional da Educação) de Cascavel apoiou a programação do “Junho Paraná sem Drogas”: o caminho é a prevenção”. As atividade foram realizadas ao longo da semana em diversos colégios e contaram com palestras de profissionais de instituições que atende pessoas que sofrem pela dependência química. Já na segunda-feira uma roda de conversa foi articulada pela psicóloga Maristela Harmatiuk Flores e pela coordenadora da temática Direitos Humanos no NRE, Eunice Valle Parada.