Cotidiano

Circo Ringling Bros. e Barnum & Bailey vai fechar após 146 anos de atividade

RIO ? O ?Maior Espetáculo da Terra? vai fechar após 146 anos de atividade. O proprietário do Ringling Bros. e Barnum & Bailey confirmou para a Associated Press que a empresa vai encerrar suas atividades em maio. O icônico espetáculo americano veio abaixo por diversos fatores, dizem os executivos da companhia. A queda no número de espectadores, junto com os elevados custos de operação, assim como a mudanças nos gostos do público e os embates com grupos protetores de animais são alguns deles.

?As vendas de ingressos vinham caindo, mas após a saída dos elefantes a queda foi ainda mais dramática?, escreveu Kenneth Feld, presidente-executivo da Feld Entertainment, proprietária do Ringling, em nota oficial do site da empresa. ?Isso, além dos custos operacionais, tornaram o circo um negócio insustentável.?

A família Feld comprou o Ringling em 1967. A empresa enfrentou por anos críticas de maus tratos feitas por entidades defensoras dos direitos dos animais. A campanha acabou levando à remoção dos elefantes do circo, entre outras mudanças. Os animas foram transferidos para uma unidade de conservação na Flórida.

Numa entrevista ao ?New York Times?, o portavoz da Feld Entertainment, Stephen Payne, disse que o encerramento das atividades vai afetar cerca de 400 pessoas. um público estimados em 10 milhões de pessoas assistia aos espetáculos do Ringling a cada ano.

Com dois circos em turnê nessa temporada, o Ringling fará ainda 30 shows até maio, em cidades como Atlanta, Boston, Philadelphia e Washington. As apresentações finais serão em Providente, Rhode Island, no dia 7 de maio, e em Uniondale, Nova York, no dia 21.