Cotidiano

Cinzas de Fidel chegam a Santa Clara, cidade onde Che está enterrado

SANTA CLARA, CUBA ? Após dois dias de homenagens póstumas, as cinzas de Fidel Castro chegaram nesta quinta-feira à cidade de Santa Clara, onde está uma das escalas mais emblemáticas da viagem de quatro dias por Cuba, que percorre de maneira inversa a histórica rota da revolução cubana. A primeira escala em Santa Clara é simbólica: na cidade está enterrado seu companheiro de armas e amigo Ernesto Che Guevara, a quem Fidel conheceu em 1955. A viagem prosseguirá até Santiago de Cuba (leste), o berço da revolução e onde as cinzas devem ser enterradas no domingo.

? Este é um lugar sagrado para nós, porque descansa Che, e agora Fidel vai passar a noite junto a seu companheiro de luta ? afirmou Pedro Pineda, em Santa Clara.

Coberta pela bandeira cubana, a urna de cedro com as cinzas de Fidel partiu de Havana sobre uma estrutura adornada com flores brancas puxada por um veículo militar. Em Santa Clara, jovens apresentaram um espetáculo com músicas do compositor cubano Silvio Rodríguez, enquanto em um telão eram exibidas imagens de vários momentos da vida de Fidel.

?Eu sou Fidel!?, ?Somos todos Fidel!? e ?Viva Fidel?, gritavam os milhares de cubanos que foram às ruas para se despedir do líder que governou o país por quase meio século e morreu na sexta-feira, aos 90 anos. Até então exposta em um salão do ministério das Forças Armadas desde a cremação do comandante, a urna partiu às 7h16m (10h16m de Brasília) a bordo de um comboio que deve seguir por um trajeto de 950 km, percorridos na direção oposta que o percurso feito por Fidel após a vitória da sua guerrilha em 1959, na histórica ?caravana da liberdade?.

Operários, estudantes e médicos se emocionaram, muitos aos prantos, durante a passagem das cinzas.

? Choramos muito desde que soubemos da notícia. Ao ver as cinzas, a gente sente um aperto no peito. Chorei por mim e por meus pais, que também foram revolucionários e seguidores de Fidel ? afirmou na cidade de Cienfuegos Orieta Cantero, que esperava a chegada da caravana.

Autoridades do governo, do Partido Comunista e Dalia Soto del Valle, viúva de Fidel, assistiram a cerimônia solene militar de despedida da comitiva.

A última viagem de Fidel Castro é carregada de simbolismo. Em 1959, um enérgico líder guerrilheiro de 32 anos saiu de Santiago de Cuba rumo a Havana, onde proclamou a vitória da Revolução que derrubou o ditador Fulgencio Batista. Na quarta-feira, seus restos percorreram um longo caminho ao contrário por boa parte do país que Fidel transformou com fórmulas de inspiração soviética e em aberto desafio aos Estados Unidos.

As cinzas de Fidel Castro serão sepultadas em 4 de dezembro no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba, onde repousam os restos do também mítico José Martí, herói da independência de Cuba. A morte reaviva as perguntas sobre o futuro do socialismo em Cuba, e das relações com os Estados Unidos agora que Donald Trump assumirá a Casa Branca.

? Se a morte de Fidel resultar em um ritmo um pouco mais acelerado de reformas em Cuba, a aproximação com os Estados Unidos pode ser animada. É uma oportunidade para fortalecer a relação bilateral, mas muito dependerá do que acontece no governo cubano ? disse à AFP Michael Shifter, presidente do Diálogo Interamericano, centro de análises baseado em Washington.

Trump ameaçou cancelar o processo de aproximação de Cuba, a menos que a ilha aceite negociar um ?acordo melhor? ? ou seja, atender às reivindicações de maior abertura econômica e na área dos direitos humanos.