Cotidiano

Cingapura fecha unidade de banco suíço por escândalo de fundo soberano

2016 944469954-201610110412459452_RTS.jpg_20161011.jpgCINGAPURA E ZURIQUE – O banco central de Cingapura fechou, nesta terça-feira, a unidade local de mais um banco suíço e multou os bancos DBS e UBS na maior medida contra supostas atividades de lavagem de dinheiro relacionadas ao escândalo do fundo soberano malaio 1MDB.

A Autoridade Monetária de Cingapura disse ter ordenado o bloqueio das operações do suíço Falcon Private Bank em função de ?uma persistente e séria falta de entendimento? dos controles de lavagem de dinheiro de Cingapura. E também acusou a gestão do banco na Suíça e em Cingapura de ?conduta imprópria?.

O Falcon foi multado em 4,3 milhões de dólares de Cingapura (mais de R$ 9,95 milhões) por 14 descumprimentos da lei de prevenção à lavagem de dinheiro, incluindo não ter enviado relatórios sobre transações suspeitas e por não ter informado as autoridades de atividades irregulares nas contas de seus clientes.

O Falcon é o segundo banco a perder sua licença de operação no âmbito da investigação realizada por Cingapura a respeito do 1MDB, na qual as autoridades já congelaram bilhões de dólares em contas bancárias, multaram bancos e registraram queixa contra vários banqueiros.

AVALIAÇÃO DO STANDARD CHARTERED

Em maio deste ano, a filial de Cingapura do também suíço BSI recebeu ordem para encerrar suas operações locais após não ter conseguido controlar atividades de lavagem de dinheiro ligadas ao 1MDB ? a primeira vez em 32 anos que Cingapura fechou um banco.

Falhas no cumprimento da lei de Cingapura contra lavagem de dinheiro também geraram multas de 1 milhão de dólares de Cingapura para o DBS e de 1,3 milhões de dólares de Cingapura para o UBS. Em comunicados separados, as duas instituições financeiras disseram que vão tomar medidas contra os responsáveis pelas falhas.

Autoridades de Cingapura prenderam o gerente da filial local do Falcon Private Bank, Jens Sturzenegger, no dia seis deste mês, segundo a Autoridade Monetária de Cingapura.

O órgão também disse estar finalizando a avaliação do Standard Chartered, cujo resultado será divulgado no tempo devido. O banco afirmou que ?seria inapropriado comentar? enquanto a apuração ainda está sendo realizada.

O Falcon descreveu a decisão da autoridade a seu respeito como ?lastimável e desapontadora?, mas acrescentou que agora focaria em crescer em ?locais-chave? na Suíça, no Oriente Médio e em Londres.

O banco espera fechar a filial de Cingapura ? que tem cerca de 35 funcionários ? dentro dos próximos meses, segundo um porta-voz da instituição.