Cotidiano

Cinebiografia de Django Reinhardt vai abrir o Festival de Berlim

BERLIM ? A organização do Festival Internacional de Berlim escolheu “Django”, um filme francês sobre o lendário guitarrista de jazz Django Reinhardt, para abrir a edição deste ano do evento. A cinebiografia é dirigida por Etienne Comar. A première aconterá no dia 9 de fevereiro e o festival segue até o dia 18, quando será entregue o Urso de Ouro.

?Django? é o primeiro longa-metragem dirigido por Comar, conhecido como roteirista e produtor de obras como ?Homens e Deuses?, ?Meu Rei? e ?Timbuktu?. O ator francês de origem argelina Reda Kateb interpreta o papel principal. O filme estará ainda na competição oficial.

O filme é centrado na fuga de Reinhardt da Paris ocupada pelos nazistas, em 1943. Segundo o diretor do Festival de Berlim, Dieter Kosslick, o ?perigo constante, a fuga e as atrocidades cometidas contra sua família não foram capazes de fazê-lo parar de tocar.? Reinhardt foi perseguido pelos nazistas por sua origem cigana.

O resto da programação de Berlim será anunciada nas próximas semanas. O presidente do júri este ano será o cineasta holandês Paul Verhoeven, atualmente em cartaz no Rio com ?Elle?, indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.